quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Comissão de Avaliação de Desempenho do magistério realiza assembléia com educadores

Foto: Mauro Fabiani



Educadores das escolas municipais serão avaliados quanto ao seu desempenho, para isso diretores e coordenadores pedagógicos da rede participaram, na tarde desta terça-feira (30) de uma assembléia com a Comissão responsável pela Avaliação de Desempenho dos Servidores do Magistério. A finalidade é analisar a atuação do profissional na função que ele exerce. A avaliação acontecerá no dia 4 de outubro.


De acordo com a presidente da Comissão da Avaliação do Desempenho, Benúbia Correia, o objetivo da assembléia é apresentar os procedimentos para a realização da avaliação dos educadores. “Eles receberam instrução para a formação das subcomissões nas escolas”. Explica Benúbia. Ela argumenta que o sistema de avaliação do desempenho é importante por que possibilita contribuir com o desenvolvimento profissional dos servidores da Semed, e isso representa um ganho fundamental na valorização profissional do servidor.


Os educadores serão avaliados por meio de oito critérios, cuja proposta é melhorar a qualidade do seu trabalho. Senso de responsabilidade, relacionamento interpessoal, disciplina, produtividade, assiduidade, pontualidade, participação em processos de formação e participação em curso de aperfeiçoamento são os elementos que serão avaliados nos servidores. Esses critérios se baseiam no planejamento das atividades de cada função.


Cada profissional do magistério será avaliado de acordo com sua função, por exemplo, diretor, coordenador, professor, bem como os técnicos pedagógicos da sede. Benúbia informou que a assembleia está sendo realizada com os representantes das escolas e dos educadores lotados na sede.


“Na terça-feira, nos reunirmos pela manhã e tarde com as escolas. Na quarta pela manhã foi dado continuidade com os professores lotados na sede.” reforça ela. A proposta é que cada unidade de ensino forme sua própria subcomissão desde que obtenha o consenso, ou seja, possa ser escolhida por aclamação ou voto de seus pares.


Durante a assembléia os educadores receberão instruções de como será desenvolvida as etapas do processo para avaliação. “Será preciso convocar assembléia geral e formar uma subcomissão. Eles receberão um modelo de edital de convocação, de ata de registro e um formulário de frequência”, completa Benúbia reforçando que é importante destacar que cada servidor avaliado receberá o comprovante de sua avaliação.


A comissão de avaliação dos servidores do magistério é realizada a cada dois anos. É por meio dessa avaliação que o servidor consegue a progressão de nível. Maiores informações poderão ser tiradas nos plantões de atendimento que ocorrerão às quartas e quintas-feiras durante o mês de setembro, na sala dos conselhos, na Semed, das 8h às 14h.


Nenhum comentário: