terça-feira, 30 de agosto de 2011

Educadores participam de oficina sobre estudos dos municípios canavieiros

Foto: Janaina Farias



Professores de 40 escolas municipais conheceram, nesta sexta-feira (26) o projeto que aborda os Estudos dos Municípios Canavieiros. A proposta é levar conhecimento da cadeia produtiva da cana de açúcar aos alunos, no que tange ao contexto cultural, ambiental, econômico e social. A oficina aconteceu no auditório Paulo Freire, na Semed.


O projeto é desenvolvimento pela editora Horizonte e será realizado em três etapas, de acordo com a coordenadora local do programa Brasil Alfabetizado, Maria de Lourdes. “Hoje a oficina pretende fazer uma apresentação inicial do projeto” explica ela, dizendo que outros momentos já estão previstos para dar continuidade ao objetivo do estudo que é ampliar o conhecimento sobre a produção advinda da cana de açúcar nas escolas.


A importância do Estado de Alagoas em ser um dos maiores produtores de cana de açúcar do nordeste e do Brasil é ressaltada por Maria de lourdes como requisito primordial para a exploração desse projeto como proposta pedagógica na sala de aula.
“Alagoas é um grande produtor de cana de açúcar, e de certa forma é de grande importância trazer esse conhecimento para dentro da sala de aula, por que temos muitos alunos que, por exemplo moram em áreas rurais e trabalham nos ciclos da cana de açúcar, e isso vai possibilitar a esses estudantes em especial, conhecer melhor, o contexto que esta trabalhando”, avalia.

A oficina foi ministrada por Ricardo Sarturello- Educador que trabalha com a equipe pedagógica da editora Horizonte. Na opinião dele, o estudo vai trazer mais informação aos professores e alunos sobre a produção canavieira. Para entender melhor o estudo foi distribuído para os educadores um kit composto por caderno do professor, cd com fotos, vídeos e um conjunto de 8 pôsteres com informações sobre o assunto.


“O material deverá ser trabalhado com alunos em grupo”, explica o educador. Apesar do material explorar a temática da produção da cana de açúcar, Ricardo Sarturello informou ainda que os professores poderão aproveitar o conteúdo em outros temas. “ O conteúdo não é exclusivamente trabalhado para a produção da cana de açúcar, por isso pode ser utilizado de outras formas” diz ele, esclarecendo que os educadores terão acompanhamento para o desenvolvimento do trabalho na escola.

Durante a apresentação do projeto os educadores apreciaram um pouco do que há de melhor da literatura de cordel. O cordelista Jorge Calheiros que prestigiou a abertura, narrou alguns de suas melhores poemas populares. Seu discípulo, Demis Santana, cordelista e arte educador também deu uma "canjinha" de sua apresentação.

Paralelo a oficina dos estudos dos municípios canavieiros o programa Brasil Alfabetizado realizou uma formação voltada para a literatura de cordel. “O cordel é uma literatura do povo” afirma, o formador do programa Paulo Roberto. Ele explica que o cordel está no cotidiano das pessoas do nordeste e que utilizar esse tipo de poema na alfabetização facilita o conhecimento já que é possível encontrar característica dessa literatura nas feiras e nas reuniões de associações.

Nenhum comentário: