terça-feira, 23 de agosto de 2011

Trabalho Infantil foi tema de palestra na escola Paulo Bandeira

Fotos: Fabiana Santos


Professores e funcionários da escola Paulo Bandeira, no Benedito Bentes participaram na tarde desta terça-feira (23), da palestra Trabalho Infantil. A atividade foi realizada pelo Centro de Atenção Integrada a Criança e o Adolescente (CAICA), da Secretária Municipal de Educação (SEMED).


O objetivo da palestra foi debater com os colaboradores da escola, a importância de entender o que é o trabalho infantil, quais as possíveis causas e os efeitos que podem ocasionar na formação de uma criança ou adolescente, e que ações podem ser realizadas para erradicação.


Para Ludmila Gonçalves, ministradora da palestra, os maiores índices de repetência nas escolas, estão nos alunos que trabalham, estes acordam cedo e quando chegam à escola, não conseguem produzir. “É necessário que os pais entendam que é importante seu papel na formação dos seus filhos”, enfatiza.



Segundo Avani Rodrigues, diretora da escola, uma pesquisa foi feita com os alunos do 1 ao 5 ano da unidade de ensino, e observou que as crianças que trabalhavam tinham os piores rendimentos. “As crianças chegam à escola com fadiga, algumas até dormem durante a aula, o que interferir diretamente no aprendizado do aluno, que não consegue assimilar o conteúdo”.


“Hoje eu sei o prejuízo que tive na minha vida por não ter estudado, as dificuldades que enfrento por falta de uma formação. A experiência serviu de aprendizado, e agora faço diferente com minhas filhas, que estão na escola, estudando para ter um futuro melhor, diz Raquel da Conceição, colaboradora da escola.


Após a constatação da realidade social de algumas crianças da escola, foi implantado na unidade de ensino, um projeto anual com ações que objetiva conscientizar os pais dos males que o trabalho infantil produzir na formação da criança e do adolescente, afirma Avani Rodrigues.


Nenhum comentário: