segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Semed promove palestra sobre "Inclusão, Direitos e Cidadania"

Fotos: Mauro Fabiani



Durante a XV Semana da Pessoa com Deficiência que tem como tema “Inclusão, Direitos e Acessibilidade”, a secretaria Municipal de Educação por meio do Departamento de Educação Especial (DEE) reuniu diretores e professores que trabalham no atendimento especializado à criança com deficiência para falar sobre acessibilidade e função social da escola.


De acordo com a diretora do DEE, Andressa Pedrosa é fundamental o envolvimento de todos durante esta semana, que tem como objetivo principal, promover a inclusão das pessoas portadoras de necessidades especiais na sociedade. “As crianças que têm deficiência física ou mental têm o direito a uma educação especial, ou seja, que as escolas dêem atenção especial a elas, daí a importância dessas formações”, afirma.


Durante sua palestra, o técnico da Semed, Jorge Fireman falou sobre a promoção da cidadania e o controle social, além do papel do professor que possuem alunos com deficiência. Fireman explicou que promover a cidadania tem que ser uma das preocupações das escolas. “Precisamos ter isso como meta, pois só assim estaremos contribuindo na formação dos alunos, para que possam crescer enquanto cidadão e possam se inserir na sociedade de forma crítica e autônoma”, afirma.


O palestrante, que é deficiente físico, explicou ainda, que a ideia é motivar as pessoas com qualquer tipo de deficiência a integrarem a sociedade defendendo seus direitos. “Precisamos cada vez mais, abrir portas para que essa parte da população assuma um papel mais ativo na sociedade e a escola é fundamental para que isto venha acontecer”, disse Fireman.



Ao final, Andressa informou que nesta terça e quarta-feira haverá um seminário para tratar sobre o atendimento à pessoa com deficiência, no auditório do SESC/Poço, das 8h às 12h. “A semana da Pessoa com Deficiência é um evento importante para a educação e todos os meios sociais voltados aos direitos humanos e na busca constante da construção de uma educação de inclusão”, afirmou.

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