segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Semed realiza I campeonato de Judô e Futsal das escolas municipais

Fotos: Janaína Farias



O esporte como instrumento de educação. Esta é a proposta do Programa Mais Educação que realizou neste sábado (13), no Ginásio Tenente Madalena na Cambona, o I campeonato de Judô e Futsal das escolas municipais. O evento reuniu cerca de 1500 alunos da rede distribuídos em 36 escolas que participaram do torneio. Independente da colocação, os alunos foram premiados com medalhas. Na ocasião 10 estudantes receberam prêmios em função do bom comportamento e desempenho na sala de aula.


A abertura do festival contou com a participação do grupo de coco de roda da escola Eulina Alencar e da apresentação dos alunos de taekwondo da escola Fátima Lyra. O Secretário Municipal de Educação, Thomaz Beltrão, de quimono, discursou na abertura. Ele agradeceu a colaboração de todos envolvidos no campeonato e falou de sua importância para as escolas municipais. “Esse momento é único, pois ,pela primeira ,vez alunos da rede vivem no esporte algo tão intenso e tão importante ao mesmo tempo. Vamos resgatar os campeonatos entre as escolas públicas”, ressalta Beltrão enfatizando que quando assumiu a educação existia apenas 16 escolas no programa, hoje já são 46 unidades que participam do Mais Educação.



O secretário Adjunto de Educação, Marcelo Nascimento, afirmou que a realização desse momento consolida o trabalho que a Semed vem desenvolvendo nas escolas. “É uma ação educativa bastante relevante, que a Secretaria já realiza e que oferece ao aluno uma proposta de esporte”, frisa Marcelo.


De acordo com coordenador do Judô no programa, Eduardo Acioli esse evento em especial será marcado pela quantidade de alunos envolvido numa atividade esportiva num só dia. Ele explica ainda, que o programa funciona com a metodologia “ Um quimono para transformar” e que o campeonato não tem a pretensão de buscar rendimentos e sim usar o esporte como cidadania onde todos possam ser vencedores.

O judô como modalidade de esporte nas escolas municipais é uma realidade proporcionada pelo programa Mais Educação em diversas unidades. “O Judô era um esporte elitizado, o programa possibilitou chegar às escolas publicas” destaca Edileuza Maciel coordenadora do Programa em Maceió. De acordo com ela, o esporte ajuda a resgatar a cidadania, melhora a autoestima e principalmente o comportamento e o desempenho do aluno em sala de aula. Edileuza destaca ainda o apoio da Secretaria Estadual de Saúde(Sesau) no evento e reforça o empenho da Semed em proporcionar cada vez mais melhorias para o programa.

A diretora da escola Olavo Bilac localizada no Feitosa, Leonor Santana, que trouxe para o campeonato cerca de 30 crianças de 7 a 11 anos, enaltece os resultados do Mais Educação. “A criança melhora o comportamento, o aprendizado, bons modos e aprende a respeitar e valorizar a escola” afirma ela. A Coordenadora do programa nessa escola, Elizabete Andrade explica que o objetivo é incluir o aluno no esporte em uma atividade lúdica como uma oportunidade de aproveitar o tempo para não ficar ocioso. A estudante Lariane da Silva Pinheiro, de 10 anos, da escola Fátima Lyra recebeu do secretário a premiação pelo bom desempenho nas aulas. Ela bastante entusiasmada, disse que gosta de praticar o judô e revelou que quer ser professora quando crescer. No período da tarde foi a vez do campeonato de futsal.

Mais Educação é um programa do governo federal que oferece educação em tempo integral. São atividades diárias onde o aluno passa um horário em sala de aula e o outro envolvido em atividades como esporte e lazer, acompanhamento pedagógico, cultura, artes, dentre outros. Ampliando o acesso a essas atividades os estudantes evitam estar nas ruas, não exercitam a violência e apreendem ainda a conviver com o próximo e trabalhar em equipe.

Nenhum comentário: