segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Semed e Banco do Brasil lançam o projeto "Memorias de João Cândido"



Foto: Janaína Farias


Cerca de 29 escolas municipais de séries finais do ensino fundamentais foram contempladas com o projeto do Banco do Brasil “Memórias de João Cândido”-A Luta pelos Direitos Humanos. O projeto que foi lançado na tarde desta segunda-feira(15) no auditório Paulo Freire, na Semed, visa resgatar e difundir a vida de grandes nomes, personagens que fizeram história na cultura brasileira. O projeto Memória é uma iniciativa da Fundação do Banco do Brasil em parceria com a Petrobrás.



No lançamento, estavam presentes o Secretário Municipal de Educação, Thomaz Beltrão, a Diretora Geral de Ensino, Maria Clara, o Gerente Geral do Banco do Brasil (BB), a Gerente de Negócio do BB, Julieuza Gadelha França e o analista da superintendência do BB, Quitério Matias.


Na oportunidade, Thomaz Beltrão, agradeceu aos representantes do Banco do Brasil, parabenizou o projeto, e disse que a Semed busca sempre construir parcerias para fortalecer e desenvolver a educação e que o Banco do Brasil é um desses grandes parceiros que coopera para uma educação de qualidade. A gerente de negócio, Julieuza Gadelha, informou que o projeto memória é uma tecnologia social de educação que visa difundir a obra de personalidades que contribuíram significativamente para transformações sociais, onde o objetivo é alcançar profissionais de educação, alunos, historiadores e formadores de opinião.


Numa rápida palestra o professor de história Maxuel Meneses, fez uma breve explanação sobre a vida do marinheiro. Assim diretores, coordenadores e professores conheceram durante o lançamento do projeto um pouco mais sobre João Cândido. Em seguida os educadores assistiram a um vídeo sobre a "revolta da chibata" e conheceram ainda o calendário da exposição itinerante.


Durante o evento, Thomaz Beltrão fez a entrega do primeiro kit pedagógico à escola Antídio Vieira. O material que contém almanaque histórico, guia do professor, DVD, norteará os professores nas didáticas das aulas. A técnica do ensino fundamental, Gedida Correia Alves salientou que o material foi adaptado por uma equipe pedagógica para ser trabalhado na escola e ressaltou a importância de se trabalhar temas como o racismo, a desigualdade social e a violência cotidiana encontrados na obra e na dinâmica das aulas.



Cada escola contemplada com o projeto receberá a visita do kit itinerante- uma exposição em banners com fotos e pequeno texto contando a trajetória de vida em busca pelas transformações sociais. A diretora Geral de Ensino, Maria Clara explicou que as escolas trabalharão o tema de várias formas nas artes, na dança, na música, na produção de documentários, dentre outras maneiras. “As escolas desenvolverão atividades didáticas visando estimular no aluno a reflexão dos fatos históricos do país”, comenta Maria Clara.


Nenhum comentário: