sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Professores da rede municipal recebem instrução para Prova Brasil

Foto: Mauro Fabiani


Alunos da quarta e da oitava séries, respectivamente 5º e 9º ano da rede municipal vão participar em novembro da Prova Brasil. Um teste que avalia a qualidade de ensino oferecido pelo o Sistema Educacional Brasileiro. Em função disso, professores da rede estão sendo capacitados para inserir na prática das aulas o mesmo método exigido no teste que contempla as disciplinas de língua portuguesa e matemática. A formação aconteceu nesta quinta-feira (04),na Semed e reuniu educadores de 32 escolas de série finais.


Inicialmente, os professores conheceram durante a formação os descritores cobrados na prova. Nele, está proposto o sistema de prova que traz conteúdos elaborados visando o domínio de leitura e da interpretação no caso da língua portuguesa e raciocínio nos problemas de matemática. As formações serão realizadas quinzenalmente e visam capacitar os professores da rede.


De acordo com o formador de Língua Portuguesa, Paulo Roberto de Souza o objetivo é ensinar e apresentar aos professores do 5º e do 9º ano como a prova é aplicada, mostrar os itens do exame, e a maneira de como a língua portuguesa e a matemática serão abordadas. Paulo Roberto explica que os alunos possuem muita dificuldade em responder a prova, por isso “a formação visa instruir os professores em utilizar o mesmo método aplicado na prova Brasil, para que isso possa ser inserido na metodologia das aulas” diz ele, justificando que a proposta é fazer com que o professor aposte numa abordagem diferente da que eles vinham utilizando com os alunos.


O método utilizado pelos professores, de acordo com Paulo dificulta as respostas dos estudantes na prova, uma vez que eles não conseguem compreender a didática usada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) responsável pela elaboração do exame- representando, nesse sentido, baixo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Com isso, a idéia ainda segundo ele, é melhorar o desempenho dos estudantes na prova e dar um salto positivo no IDEB.


“As questões da prova Brasil tende a levar os alunos a pensar e a ler” ressalta Paulo, por isso ele realça a importância de capacitar os professores para melhorar a qualidade do ensino e as notas dos alunos. “Vamos trabalhar com eles numa maneira que eles também trabalhem com os alunos utilizando as mesmas abordagens, exigida pelo o INEP”,explica.


Se em português exige o domínio da leitura, na matemática não é diferente. “Os alunos também encontram bastante dificuldade”, comenta o formador de matemática, Romário Araujo Mendes. A proposta, segundo ele é tenta fazer uma matemática mais compreensiva, mais atraente para os alunos. “Nessa formação o objetivo é trabalhar com os professores elaboração de questões semelhantes cobrado na prova”,afirma Romário.


A prova Brasil visa avaliar o ensino das escolas e o conhecimento dos alunos em duas fundamentais disciplinas o português e a matemática. O objetivo é fazer um levantamento- um raio x da situação nacional e regional da educação no país, visando melhorar a qualidade do ensino da educação básica.

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