quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Censo escolar 2011: Semed informa que prazo para que escolas enviem informações termina dia 14 de agosto



A Secretaria Municipal de Educação (Semed) por meio do Departamento de Dados e Informações comunica aos gestores escolares que o prazo para enviar as informações do censo escolar 2011 ao MEC/INEP encerra no próximo dia 14 de agosto. O censo é uma pesquisa realizada junto aos estabelecimentos de ensino para levantamento de dados e informações relativas à educação básica, com o objetivo de subsidiar a elaboração de análises, diagnósticos e planejamento do sistema educacional do país.

De acordo com a coordenadora municipal do Censo Escolar, Márcia Amaral, as escolas que não fornecerem os dados ficarão impossibilitadas de participar de diversos programas do Ministério da Educação, como o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), a Alimentação Escolar, a distribuição de livros didáticos, o Dinheiro Direto na Escola, o Mais Educação, o Plano de Ações Articuladas (PAR), entre outros.

“Os dados obtidos no Censo Escolar são usados para criação de políticas públicas e tem como objetivo principal colher informações que servem como base para conhecer e melhorar a realidade do sistema educacional brasileiro, por meio de indicadores e diagnósticos”, disse Amaral.

O Censo é o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro e tem como objetivo produzir dados e informações estatísticas para a elaboração de análise, diagnóstico e planejamento do sistema educacional brasileiro, além de subsidiar o trabalho dos gestores das diferentes instâncias e esferas de governo, de distintas instituições de âmbito público e privado.

O censo é a atualização dos dados das escolas, dos docentes e dos alunos de matrícula inicial. Segundo o MEC, este ano, não haverá prorrogação do prazo de envio dos formulários. O censo acontece todos os anos em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa educacionais (INEP), órgão vinculado ao Ministério de Educação.


Nenhum comentário: