terça-feira, 23 de agosto de 2011

Semed participa da XV Semana da Pessoa com Deficiência

Fotos: Mauro Fabiani


O professor da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Jorge Fireman foi um dos palestrantes do Seminário sobre Integração, Direito e Acessibilidade realizado no auditório do Sesc/Poço, durante a XV Semana da Pessoa com Deficiência.

Durante sua palestra, Fireman falou sobre políticas públicas educacionais para deficiente nas escolas e sobre políticas públicas de acessibilidade. “Precisamos ter uma visão sistêmica para a transformação de sistemas educacionais em sistemas educacionais inclusivas”, afirmou.


Fireman explicou que promover a cidadania tem que ser uma das preocupações diária das escolas. “O objetivo tem que ser sempre a capacitação dos professores para que eles possam ser multiplicadores, para que seus alunos possam crescer enquanto cidadão, ganhando dignidade e justiça”, disse.




O palestrante da Semed, falou ainda, do Programa Escola Acessível que busca adequar o espaço físico das unidades de ensino, a fim de promover acessibilidade na rede pública de ensino, como, por exemplo, a construção de rampas e alargamento de portas. “O programa é fundamental já que tem como objetivo, apoiar a promoção da acessibilidade no ambiente escolar e à aprendizagem de alunos com necessidades especiais”, disse Fireman.



De acordo com a técnica da Semed, keila Fragoso, a rede municipal de ensino tem atualmente 41 salas de recursos especiais e 58 professores com qualificação que atuam com alunos que tenham alguma deficiência.

Ela informou que em setembro, a rede municipal de ensino irá realizar um seminário com o tema: “Educar na Diversidade”, que terá como público alvo, os professores da capital alagoana e de municípios vizinho. “O objetivo será a capacitação destes professores e dos gestores para que eles sejam multiplicadores em suas localidades”, disse keila.


A XV Semana da Pessoa com Deficiência foi instituída pela Lei estadual 5.805 de 31 de janeiro de 1996.

Nenhum comentário: