quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Semed explica como se trabalha com o monitoramento financeiro do PDE

Foto: Mauro Fabiani


A Secretaria Municipal de Educação (Semed) por meio do Comitê de Análise e Aprovação do PDE-Escola reuniu representantes de 58 escolas da classe A, B.e C, da rede municipal de ensino que já receberam o dinheiro do Plano de Desenvolvimento na Escola (PDE) e começaram a fazer as compras de materiais e equipamentos pedagógicos relativo aos anos de 2009 e 2010, com o objetivo de melhorar o seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

De acordo com a coordenadora do Comitê, Francisca Correia, o objetivo principal da reunião é mostrar como se faz o monitoramento financeiro destas compras, que a partir de julho deste ano, tornou-se condição obrigatória para as escolas continuarem a receber as verbas do PDE. “O sucesso deste plano de intervenção são as boas práticas pedagógicas, o melhor aprendizado do aluno e consequentemente a elevação do Ideb”, afirma a coordenadora.

O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) é uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a realizar melhor o seu trabalho: focalizar sua energia, assegurar que sua equipe trabalhe para atingir os mesmos objetivos e avaliar e adequar sua direção em resposta a um ambiente em constante mudança. “É considerado um processo de planejamento estratégico desenvolvido pela escola para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem”, afirma Francisca.

O PDE-Escola, que desde 2005 está sendo definido pelo Ideb, constitui um esforço disciplinado da escola para produzir decisões e ações fundamentais que moldam e guiam o que ela é, o que faz e por que assim o faz, com um foco no futuro. O Ministério da Educação, a partir do ano passado, criou um sistema de monitoramento financeiro com a finalidade de elaborar e acompanhar o Plano de Desenvolvimento da Educação.


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