quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Especialista em segurança pública discutem o videomonitoramento nas escolas municipais

Foto: Mauro Fabiani



O sistema de Videomonitoramento nas escolas municipais foi o tema de uma reunião envolvendo os gestores da Semed, da Polícia Militar, a Polícia Civil, a Guarda Municipal e o Conselho Tutelar e a empresa de segurança Servipa (responsável pela instalação do sistema nas escolas). A ideia foi discutir o papel de cada instituição e estratégias no que tange aos delitos cometidos nas unidades de ensino.


De acordo com o representante da Servipa Marcelo Albuquerque, o objetivo do sistema é dotar as unidades de ensino do município de Maceió de um sistema de segurança, composto de videomonitoramento e alarme de intrusão, capazes de detectar, visualizar, registrar e reprimir eventos críticos contra o patrimônio e as pessoas nas escolas da rede municipal de ensino.


De acordo com ele, existe uma central de monitoramento, que recepciona a imagem do delito nas escolas. “Com essas imagens entramos em contato imediatamente com viaturas da guarda municipal, Polícia Militar e as nossas viaturas, que irão ao lugar do delito”, afirma Albuquerque.


Para o secretário municipal de Educação, Thomaz Beltrão, a reunião teve como finalidade ouvir os especialista em segurança pública no que tange aos procedimentos que requer o caso e unir os órgãos envolvidos num só objetivo. “Vamos somar todas as forças envolvidas com a ideia de oferecer um melhor serviço à comunidade, no que tange a segurança nas nossas unidades de ensino, protegendo não só o patrimônio, mas o aluno e todas as pessoas na escola”, disse.


Atualmente, cerca de 40 unidades de ensino possui o sistema de videomonitoramento já funcionando de forma integral. Cada escola possui Câmaras, sensores, fontes, sirenes, no break, entre outros equipamentos de segurança – todos ligados a uma central de monitoramento. Em breve todas as unidades de ensino terão também o sistema de videomonitoramente.


Durante a reunião, o major Hermes, que faz parte do Batalhão Escolar informou que estará disponibilizando os números dos telefones dos oficiais de operação para viabilizar com maior rapidez a chegada de uma guarnição ao local do sinistro. “Precisamos envolver um somatório de todas as forças para diminuir as ocorrências de sinistros nas escolas. Vou entrar em contato com o Batalhão de Policiamento da Capital, para que também possa nos ajudar nestas ocorrências”, afirma.


Ao final de reunião ficou acordado que na próxima semana, gestores da Semed, junto com representante da Servipa irão fazer uma visita a Guarda Municipal, a Polícia Militar e a Polícia Civil com objetivo de estreitar mais o relacionamento e traçar novas estratégias no que tange ao assunto.

Nenhum comentário: