quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Alunos da Escola Donizetti Calheiros resgatam o folclore

Foto : Fabiana Santos


Resgate da cultura popular brasileira. Alunos do 1 ao 9 ano, da escola Donizetti Calheiros, localizada no Tabuleiro do Martins, realizaram apresentações de danças, cartazes, quadrinhos, trava-línguas e contos em homenagem ao folclore.


De acordo com Luciene Bezerra, professora de informática, o projeto resgatou o folclore, e permitiu aos alunos conhecerem um pouco da sua cultura. “Todas as disciplinas trabalharam o tema de diversas maneiras, o que possibilitou maior participação dos alunos na escola”, afirma.


“Quando o povo esquece as suas tradições, perde sua identidade. Precisamos sempre está estudando e comemorando as manifestações folclóricas, para manter viva as nossas tradições, se não elas caem no esquecimento”, afirma Maralucia Pereira, vice-diretora da escola.


O estudo sobre os costumes e tradições populares foi feito durante todo mês de agosto, a partir, de leituras de texto e pesquisas os alunos conheceram um pouco mais da história brasileira, as apresentações culturais foram à culminância dos trabalhos realizados em sala de aula.


“Foram aulas diferentes que tivemos nesses dias, com temas diversos. Aprendemos sobre danças e canções que não conhecíamos. As aulas de dança também contribuíram para unir a turma, melhorou nossa convivência, começamos a interagir mais”, afirma Maria Eduarda, aluna no 8 ano.


A atividade foi destinada para todos os alunos da escola Donizetti Calheiros, que puderam prestigiar apresentações culturais, que retrataram a identidade social do povo brasileiro, que é passada de geração a geração.



Nenhum comentário: