segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Alunos e amigos homenageiam Denilson Leite em caminhada e cobram justiça





Balões pretos, cartazes com frases de justiça, choro e revolta marcaram a caminhada realizada por alunos e amigos do professor Denilson Leite, na ultima sexta feira(29), no conjunto Rosane Collor. Cobrando justiça os estudantes percorreram as ruas do bairro onde o professor trabalhava e morava como uma forma de chamar atenção da sociedade. Ex-aluna e uma das incentivadoras da manifestação pacífica, Manoela Mariana, disse que a homenagem é uma iniciativa dos alunos e visa cobrar justiça, bem como mostrar o quanto o professor era querido.


A caminha saiu da escola municipal Zumbi dos Palmares em direção a escola estadual Nenoí Pinto, onde o Denilson era Diretor Adjunto. Foi na escola Zumbi dos Palmares que o professor desenvolveu boa parte de suas atividades culturais. Trabalhos como a peça teatral Caberé da Raça dirigido pelo professor e contracenado pelos alunos assim como o grupo de dança Nega da Costa, referência da escola Zumbi dos Palmares, foram os trabalhos mais lembrados pelos estudantes.


A iniciativa dos alunos mobilizou a comunidade do bairro Rosane Collor. Em uma passeata silenciosa os estudantes e amigos cobraram justiça. Durante a caminhada, Mariana Manoela revelou que o professor tinha um sonho de criar uma casa de cultura no bairro para que estudantes não entrassem no mundo das drogas. “Eles pensava muito na gente”, disse ela. “A cultura nasceu dele. Tudo que era feito por ele era um espetáculo” destaca a ex-aluna Laís Katielle.


“Cara responsável, educador, conselheiro”, salientou o aluno Atanael Alexandre Lima. “ Tudo sobre a arte aprende com ele” falou Jamison Nogueira da Silva. Os integrantes do grupo de dança Nega da Costa dirigido pelo professor já adiantaram que o grupo vai continuar as apresentações. “A gente prestava homenagem antes para outras pessoas, hoje ele será sempre o grande homenageado” disse Paulo Cesar do 6 ° ano, integrante do grupo.


As estudantes, Michele da Silva, Rafaela Rosa, Sara Lima e Daiana Vitória, emocionadas falaram que o professor era “uma pessoa muito alegre e legal”. No cartaz a dor pela saudade e o desabafo “Pra gente você nunca morreu fez apenas uma viajem longa, mas você veio e ficou em nossos corações. Denilson você subiu para o andar de cima e continua brilhando como uma estrela”, recordam o alunos.


A manifestação ganhou o apoio dos pais dos alunos. A dona de casa, Elisângela Lima de Almeida, mãe da estudante Sara Lima da Silva disse que a caminhada realizada pelos os estudantes é importante por que é preciso acabar com a violência, e isso, segundo ela é uma das formas de cobrar impunidade. A dona de casa ressalta as qualidades do professor “um professor daquele excelente, dedicado, querido. Só queria o bem dos alunos. Um desse não encontramos em nenhum lugar”, lamenta.

Nenhum comentário: