terça-feira, 14 de maio de 2013

Alunos da Semed visitam MISA durante Semana de Museus

  Texto e fotos de Janaína Farias
    
     
Promover o museu como espaço pedagógico de aprendizagem. Foi com este objetivo que 31 alunos da Escola Municipal Major Bonifácio, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), visitaram, nesta terça-feira (14), o Museu da Imagem e do Som de Alagoas (MISA). O passeio faz parte da programação da Semana Nacional dos Museus, que segue até sexta-feira (17).

Pela primeira vez em um museu, os estudantes conheceram um pouco do acervo histórico e fotográfico do rádio, da cultura e de personalidades artísticas alagoanas. Divididos em grupos, os alunos foram orientados por monitores do museu, que contaram um pouco sobre o patrimônio histórico, artístico e cultural de Alagoas.

A visita foi registrada pela aluna Amanda Guedes Lajes, 10 anos, em seu diário. Ela explicou que atividades como essa, realizada pela sua escola, são meios de garantir o conhecimento e observar o que existia em outras épocas. “O MISA é diferente porque traz a história das pessoas e dos artistas”, ressalta a estudante.

 Para professora Cardine dos Santos, este momento é único por ser uma oportunidade de mostrar aos alunos uma visão positiva de Alagoas. “Nosso Estado é de uma riqueza cultural imensa”, destaca Cardine, complementando que os museus são uma representação da cultura. “A cultura é um instrumento pedagógico primordial ao desenvolvimento das crianças”, avalia.

A museóloga e professora de Arte da Semed, Célia Paiva, acompanhou a visita. Para ela, usar o museu como um instrumento de aprendizagem da escola, fazendo a transversalidade dos conteúdos pedagógicos, pode ser uma forma de melhorar os índices educacionais do Estado.

Já a diretora, Cristina Maria, reafirmou a importância da visitação ao museu e ressaltou que ele é a história viva de um passado que não pode ser esquecido. “O museu é um lugar onde crianças e jovens podem usar como estudos, pesquisas e reviver o passado que não pode ser esquecido”, afirma Cristina.
 

Ao final da visita, as crianças conheceram o CINE MISA e assistiram a uma exposição de fotos sobre a cidade de Maceió nas últimas décadas. Ainda na mesma manhã, os alunos visitaram a Associação Comercial de Alagoas. Nesta quarta, a programação segue com a visita ao museu da Casa do Imaginário e à Fundação Pierre Chalita. Nos demais dias, serão realizadas palestras, oficinas e outras visitas.

MISA

Em exposição no MISA está a vida e obra de Jacinto Silva - cantor, músico e mestre do côco de roda, muito conhecido dos alagoanos. Além desta, é possível conhecer a trajetória de vida, dedicada ao rádio alagoano, do radialista e compositor pernambucano Edécio Lopes. A evolução da máquina fotográfica constitue o acervo de exposições permanentes.
 

Nenhum comentário: