quarta-feira, 22 de maio de 2013

Prefeito Rui Palmeira assina parceria com Volkswagen para projetos educacionais

Texto: Secom / Maceió e Fotos de Mauro Fabiani


Rui Palmeira, prefeito de Maceió; Eduardo Barros, superintendente da Fundação Volkswagen; Anna Helena Altenfelder, superintendente do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária e Ana Dayse Dorea, secretária Municipal de Educação. 
O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, o vice-prefeito Marcelo Palmeira, e a secretária Municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, assinaram nesta terça-feira (21) o termo de parceria com a Fundação Volkswagen com objetivo de difundir o hábito da leitura em dois projetos voltados à educação de crianças e adolescentes no município.

O prefeito, o vice e a secretária municipal de Educação receberam das mãos do superintendente da Fundação Volkswagen, Eduardo Barros, o documento que irá implementar os projetos ‘Entre na Roda’ e ‘Brincar’ em Maceió. A assinatura contou com as presenças da diretora da Fundação, Conceição Mirandola, e da superintendente do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Anna Helena Altenfelder.
 

A solenidade ocorreu no auditório da Procuradoria Geral do Município (PGM) e contou com a presença de prefeitos, secretários e representantes de mais 19 prefeituras de Alagoas. Um vídeo institucional da Fundação Volkswagen apresentou as ações do projeto em todo o Brasil.

Na avaliação do prefeito de Maceió, o projeto em conjunto com a Fundação Volkswagen vai ajudar a introjetar a leitura nas mentes de crianças e adolescentes.

É com muita satisfação que Maceió assina este termo de parceria para receber os projetos Entre na Roda e Brincar, da Fundação Volkswagen. Estamos dando início a uma jornada em prol da educação para crianças e adolescentes, com o incentivo à leitura. Quanto mais cedo a criança adquirir o hábito da ler, melhor será o seu desenvolvimento. 

A leitura é um patrimônio que todos precisam ter”, destacou Rui Palmeira.O vice-prefeito Marcelo Palmeira pontua que Maceió tem conseguindo se sobressair das dificuldades quando investe em educação. Para o vice-prefeito, os contemplados com os projetos da Fundação Volkswagen ganharão mais habilidade em planejar seu futuro alinhado ao conhecimento por intermédio da leitura.



Rui Palmeira, prefeito de Maceió; Ana Dayse Dorea,
secretaria Municipal de Educação; diretoras e técnicas da Semed
.
À frente da Secretaria Municipal de Educação, Ana Dayse salientou o esforço de sua equipe para fechar a parceria com os projetos Entre na Roda e Brincar.

Conseguimos trazer para Maceió, pela primeira vez, um projeto que contemple a leitura. Desta forma, estamos acelerando os investimentos na área da educação. Toda a nossa equipe da Secretaria de Educação elaborou um trabalho estratégico apontando para a Fundação Volkswagen que Maceió está preparada para atuar em conjunto com os projetos disponibilizados pela empresa”, avaliou a secretária.

Os projetos
Os projetos educacionais da Fundação Volkswagen já beneficiaram na última década mais de 1.258.000 alunos em todo o Brasil, oferecendo formação continuada a aproximadamente 12.000 educadores da rede pública de ensino em 312 cidades. Os investimentos nesta área ultrapassam R$ 77,5 milhões, conforme divulgou a assessoria da empresa. Os projetos de educação apresentam ainda resultados expressivos na frequência de participação de alunos em aulas e na melhoria do desempenho escolar.

Tendo esses dados como pano de fundo, o superintendente da Fundação Volkswagen, Eduardo Barros, afirmou durante a solenidade em Maceió que ultrapassar barreiras é a meta do projeto.

Ele entende que as parcerias com o município de Maceió e mais 19 cidades alagoanas vão transformar a realidade das pessoas. “A leitura dignifica o ser humano. É justamente por causa do incentivo ao hábito de ler que prosseguimos com os projetos Entre na Roda e Brincar.

Nenhum comentário: