sábado, 18 de maio de 2013

Semed firma parceria com projeto Promova a Paz durante Semana de Combate à Violência e Exploração Sexual Infantil

Parceria Promova a Paz: Maria José Bezerra, dir. de Gerenciamento
Escolar Semed;Maristela Pozitano, representante da ONG Maceió Voluntário; 
Licurgo Spinola, ator e oficineiro do Projeto; Virginia Ferreira, 
diretora do Depto. de Programas Especiais e demais técnicos.

Texto: Adriana Thiara Oliveira | Foto: Programas Especiais
O projeto “Promova a Paz, Exploração Sexual Infantil Jamais!” vai proporcionar aos alunos da Escola Municipal Lenilton Alves e Marechal Floriano Peixoto aprender em uma oficina de teatro a importância de denunciar crimes de abuso e exploração sexual infantil.
A parceria foi firmada às vésperas do dia de Combate a Violência e Exploração Sexual, que é comemorado hoje (18) e teve como encaminhamentos a construção de um plano de ação, para desenvolvimento das atividades de sensibilização sobre o tema nas escolas.
Segundo a Professora Virginia Ferreira, diretora do Departamento de Programas Especiais, o mais importante no projeto é a sensibilização das crianças, para que elas se fortaleçam e denunciem.
“Não adianta a gente conscientizar os adultos porque 80% dos casos acontecem dentro de casa e contra crianças. Então a intenção da campanha é que essas possíveis vítimas se sintam fortes para denunciar”, revelou a diretora.

Promova a Paz

O projeto é idealizado pela Coordenação de Combate ao Trabalho Infantil do Ministério Público do Trabalho em parceria com a ONG Maceió Voluntário.
A Secretaria de Educação de Maceió (Semed), por meio do Departamento de Programas Especiais (DPE) e do Centro de Atenção Integrada a Criança e ao Adolescente (CAICA), está se envolvendo com o Projeto cujo objetivo é alertar crianças e adolescentes, através de mecanismos lúdicos como cartilhas, concurso de cartazes, redações, desenhos e oficinas de teatro, sobre como combater e denunciar abusos e exploração infantil.
As oficinas de teatro, principal ferramenta de atuação do projeto, são desenvolvidas com a participação do ator Licurgo Spinola e terão início no dia 10 de junho. Em 16 de junho, ao final das oficinas, haverá uma culminância, onde os alunos apresentarão uma peça de teatro para mostrar o que aprenderam sobre a exploração sexual de menores.

Nenhum comentário: