sexta-feira, 17 de maio de 2013

Semed instituiu Comissão de Avaliação da Aprendizagem na rede municipal


Texto de João Filho e fotos de Mauro Fabiani

Ana Júlia, Maria das Graças, Eliane Teodoro e Patrícia Calheiros.




A Secretaria Municipal de Educação (Semed), instituiu a Comissão responsável pela elaboração da sistemática de avaliação da aprendizagem no âmbito municipal. A portaria nº 22 de 26 de abril de 2013 foi publicada no Diário Municipal no dia 10 de maio.
 
A Comissão tem como finalidade estabelecer diretrizes gerais relativas à organização do processo avaliativo das etapas e modalidades ofertadas pelas unidades escolares. Ela é composta por técnicos dos departamentos de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Jovens e Adultos, Educação Especial, Ensino Religioso, além dos técnicos da coordenação de Normas e Legislação da Semed.

Precisamos sistematizar o processo avaliativo como compromisso do coletivo da escola na melhoria na qualidade da Educação e formação ofertada pela instituição”, disse a diretora de Gerenciamento Escolar Maria José Bezerra, expressando o cuidado que se deve ter com os resultados após a avaliação na escola.
 
Para a técnica do departamento de Normas e Legislação, Eliane Teodoro a sistemática de avaliação da rede municipal é de 1995. “Ela não mais atende as alterações na legislação educacional, inclusive as resoluções do Conselho Nacional de Educação”. Eliane disse que a proposta é organizar um documento para orientar e nortear as ações da rede municipal. 

"Precisamos melhorar o processo de avaliação na escola. A prática avaliativa apresenta-se como um desafio que exige, principalmente por parte do professor em sua prática pedagógica, verificar continuamente, se as atividades por ele planejadas, oportunizaram ao aluno construir realmente um conhecimento significativo”, lembrando ela, que a avaliação deve ter como objetivo a qualidade da prática pedagógica do professor.
 
Segundo a técnica, o documento a ser elaborado pela comissão deverá conter as concepções e critérios de avaliação e os instrumentos avaliativos. “todos os documentos de registros, pareceres descritivos e pautas avaliativas elaborados pelas escolas deverão sofrer alterações com a nova preposição”, sustentando que o próprio diário de classe sofrerá mudanças. Perguntada sobre o processo de avaliação atual no município, Eliane esclareceu que não há uma orientação regulamentada e disse que o documento elaborado pela comissão será transformado em resolução para aprovação do Conselho Municipal de Educação.
 
A Comissão está sob a coordenação da técnica de Normas e Legislação, Ana Patrícia Calheiros dos Santos e iniciará seus trabalhos agora em maio.

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