Texto de João Filho e fotos de Mauro Fabiani
Ana Júlia, Maria das Graças, Eliane Teodoro e Patrícia Calheiros. |
A
Secretaria Municipal de Educação (Semed), instituiu a Comissão
responsável pela elaboração da sistemática de avaliação da
aprendizagem no âmbito municipal. A portaria nº 22 de 26 de abril
de 2013 foi publicada no Diário Municipal no dia 10 de maio.
A Comissão tem como
finalidade estabelecer diretrizes gerais relativas à organização
do processo avaliativo das etapas e modalidades ofertadas pelas
unidades escolares. Ela é composta por técnicos dos departamentos
de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Jovens e Adultos,
Educação Especial, Ensino Religioso, além dos técnicos da
coordenação de Normas e Legislação da Semed.
“Precisamos
sistematizar o processo avaliativo como compromisso do coletivo da
escola na melhoria na qualidade da Educação e formação ofertada
pela instituição”, disse a diretora de Gerenciamento Escolar
Maria José Bezerra, expressando o cuidado que se deve ter com os
resultados após a avaliação na escola.
Para a técnica do
departamento de Normas e Legislação, Eliane Teodoro a sistemática
de avaliação da rede municipal é de 1995. “Ela não mais atende
as alterações na legislação educacional, inclusive as resoluções
do Conselho Nacional de Educação”. Eliane disse que a proposta é
organizar um documento para orientar e nortear as ações da rede
municipal.
"Precisamos melhorar o processo de avaliação na
escola. A prática avaliativa apresenta-se como um desafio que exige,
principalmente por parte do professor em sua prática pedagógica,
verificar continuamente, se as atividades por ele planejadas, oportunizaram
ao aluno construir realmente um conhecimento significativo”,
lembrando ela, que a avaliação deve ter como objetivo a qualidade
da prática pedagógica do professor.
Segundo a técnica, o
documento a ser elaborado pela comissão deverá conter as concepções
e critérios de avaliação e os instrumentos avaliativos. “todos
os documentos de registros, pareceres descritivos e pautas
avaliativas elaborados pelas escolas deverão sofrer alterações com
a nova preposição”, sustentando que o próprio diário de classe
sofrerá mudanças. Perguntada sobre o processo de avaliação atual
no município, Eliane
esclareceu que não há uma orientação regulamentada e disse que o
documento elaborado pela comissão será transformado em resolução
para aprovação do Conselho Municipal de Educação.
A
Comissão está sob a coordenação da técnica de Normas e
Legislação, Ana Patrícia Calheiros dos Santos e iniciará seus
trabalhos agora em maio.
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