segunda-feira, 13 de maio de 2013

Semed abre Semana Nacional dos Museus


Texto de Janaína Farias e fotos de Janaína Farias e Adriana Thiara Oliveira


Ana Dayse Dorea, secretária Municipal de Educação;  
Célia Paiva, museóloga do Departamento de Arte e Cultura da Semed e
Cristina Barbosa,
coordenadora da Biblioteca Carlos Moliterno da Semed

Alunos da escola José Bonifácio, participaram hoje,(13), pela manhã, na Semed da abertura da Semana Nacional dos Museus. Na programação houve exibição de filmes, palestras, oficinas de artes plásticas e ciranda. A abertura contou com a participação da secretária Municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, da diretora Geral de Ensino, Sônia Mores, e da diretora do Departamento de Arte e Cultura da Semed, Socorro Monteiro e demais técnicos.

O curta-metragem “a invenção da infância' abriu a programação da semana, que segue até o dia 17 com diversas atividades em comemoração ao dia internacional dos museus, celebrado no dia 18 de maio. O filme foi exibido para os alunos da escola Major Bonifácio, que propôs uma reflexão acerca da infância.

Em seguida as crianças participaram de uma oficina de artes plásticas com a proposta de vivenciar a arte. Com a ajuda de técnicos, as crianças confeccionaram uma mandala, para esse trabalho foram divididas em grupos, onde utilizaram a pintura, a colagem e abusaram das cores.


O intuito, segundo a museóloga, Célia Paiva é dar vida a uma mandala e levar as crianças a refletirem sobre o fazer das artes plásticas. Ela informou ainda que a Semed está desenvolvendo o projeto Mandalapromuseu que tem como objetivo fazer com que tanto o aluno quanto o professor conheça o universo dos museus e aprenda com ele. “os trabalhos dos alunos serão expostos nos museus como uma forma de incentivá-los e despertá-lo quanto a importância do museu para o nosso conhecimento e nossa cultura”, afirma a museóloga.




Por incluir no seu formato uma programação sistemática de visitas aos museus, o projeto vai contemplar toda a rede municipal de ensino em suas várias modalidades. “a escola prepara o aluno para a visitação e, em seguida, o aluno dá o retorno sobre o que aprendeu com a arte. Isso vai possibilitar aos professores entender como pode ser feita as atividades nas várias linguagem da arte, entendendo a arte na música, na dança, no desenho e outros pontos”, frisa ela.

A secretara Ana Dayse, reafirmou a importância do museu como espaço e instrumento pedagógico de ensino e frisou também o destaque da educação municipal no catálogo do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que criou uma programação de visitas e atividades culturais contemplando várias instituições, inclusive a Semed. “é o reconhecimento que a Semed tem, quanto a valorização da arte e a preservação de patrimônio histórico, bem como o compromisso de promover situações de aprendizagem multidisciplinares como é o caso da visitação a museus”, ressalta.

A aluna, Gislane de Souza, da escola Major Bonifácio, disse que está adorando conhecer o mundo das artes. Ela acha muito interessante a história, as coisas antigas, assim como, “os homem da caverna, as obras de artes”, como ela mesma destaca, e relata sua ansiedade para conhecer pela primeira vez o museu. “é a minha primeira vez, acho tudo isso muito legal, vou conhecer muitas coisas e entender um pouco de arte”, frisa Gislane.

Programação

Durante toda a semana, as crianças participarão de oficinas, de palestras, e visitarão museus. Nesta terça, (14), as atividades ficam por conta da visita ao Museu da Imagem e do Som (MISA). Já na quarta-feira, será a vez da Casa do Imaginário e a Fundação Pierre Chalita (Museu da Arte Brasileira). Na sexta a programação segue com palestras. As atividades se enceram na sexta-feira(17) com a visita ao Museu Palácio Floriano Peixoto e a Fundação Pierre Chalita.

Nenhum comentário: