terça-feira, 14 de maio de 2013

Escola Rui Palmeira recebe ação do projeto-piloto sobre violência sexual


Texto de Adriana Cirqueira




A Diretoria Geral de Ensino (Digen) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), dando continuidade ao projeto-piloto “Crianças e Adolescentes em situação de abuso e exploração sexual: desvelando vozes silenciadas, quebrando o ciclo de violência”, desenvolverá no próximo dia 16 de maio, uma atividade lúdico-informativa na Escola Rui Palmeira.


Com início previsto para 9h, o Centro de Atenção Integrada a Criança e ao Adolescente (Caica) e o Núcleo da Diversidade Sexual na Escola (Nudise) responsáveis pelo projeto, organizaram uma peça teatral e uma oficina para os estudantes que serão divididos em dois grupos: 3º e 4º anos, no primeiro momento e depois o 5º ano.


Segundo Ticyani Bentes, diretora do Caica, o objetivo do projeto é entender a problemática da violência sexual contra a população infanto-juvenil de maneira a gerar o engajamento necessário ao processo de construção dos direitos das crianças e adolescentes. “Estamos trabalhando para seguir a legislação educacional, em especial a Lei 11.525/2007 que estabelece a obrigatoriedade dos conteúdos do Estatuto da criança e do adolescente no currículo do Ensino Fundamental”, explica Ticyane.


As ações ligadas ao projeto buscam atender as demandas dos profissionais que tem acompanhado o drama de estudantes em situação de violência sexual e levar a discussão da temática para a sala de aula. De acordo com Dalva Costa, técnica do Nudise. tanto os educadores quanto os estudantes precisam se apropriar de conhecimento sobre a temática.


O projeto-piloto “Crianças e Adolescentes em situação de abuso e exploração sexual: desvelando vozes silenciadas, quebrando o ciclo de violência” foi implantado em nove escolas da rede municipal de ensino, buscando instrumentalizar os profissionais de educação no conhecimento sobre a temática assim como a abordagem metodológica mais adequada.

Nenhum comentário: