terça-feira, 7 de maio de 2013

Técnicos da Educação de Maceió fazem revisão do Plano de Ações Articuladas do Ministério da Educação

Texto e foto de João Filho 



A equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (Semed) estará reunida nesta quarta-feira (08) para mais uma reunião de revisão do Plano de Ações Articuladas (PAR), do Ministério da Educação (MEC).
O PAR é um mecanismo do MEC que visa oferecer condições para reestruturar as secretarias e as políticas de educação, e coloca à disposição dos estados, municípios e Distrito Federal, instrumentos eficazes de avaliação e de implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação, sobretudo da educação básica.
Segundo o coordenador de Planejamento da Semed, Wellington Wanderley, o município tem até o dia 30 de junho para atualizar as subações do Plano de Ações Articuladas para os anos de 2013 e 2014.
“As equipes de técnicos estão trabalhando para atualizar as quatro dimensões disponibilizadas no PAR, que são Gestão Educacional, Formação de Profissionais de Educação, Práticas pedagógicas e avaliação, e, Infraestrutura física e Recursos Pedagógicos”, afirma Wellington.
Para a técnica do Planejamento, Adriana Reis Todaro, duas dimensões já concluíram a revisão. Nos dias 08, 15 e 22 de maio serão revistas e discutidas a dimensão Gestão Educacional e nos dias 09, 16 e 23 a dimensão de Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos. “Todas as equipes envolvidas têm até o dia 24 de maio para concluir seus relatórios”, conclui a técnica.
Após a revisão, a equipe do Planejamento encaminhará todos os dados ao Ministério da Educação. Os encontros estão sendo na sala dos Conselhos da Semed e conta com representantes das Diretorias de Ensino e Gerenciamento Escolar, além dos técnicos do Fundo Municipal de Educação.

Semed no MEC
A equipe técnica da Semed teve a oportunidade de ir à Brasília na última semana para receber um treinamento sobre como alimentar a plataforma do PAR. Durante a estada na sede do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do MEC, a secretária de Educação, Ana Dayse Dorea e a comitiva de Maceió deram sequencia ao treinamento que iniciou em Maceió, nos dias 16 e 17 de abril.

Plano de Ações Articuladas
O PAR foi instituído através do Decreto 6.094, de 24 de abril de 2007, como instrumento de planejamento do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação assumido junto as prefeituras municipais. De acordo com a resolução nº 14, de 08 de junho de 2012, do Conselho Deliberativo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, que estabelece critérios para o apoio técnico e financeiro às redes públicas, o município de Maceió está credenciado a receber assistência técnica e financeira do Ministério da Educação. Ainda, de acordo com a Lei nº 12.695, de 25 de junho de 2012, o PAR tem como objetivo promover a melhoria da qualidade da educação básica, observadas as metas, diretrizes e estratégicas do Plano Nacional de Educação.

Nenhum comentário: