quinta-feira, 16 de maio de 2013

Semed investe em inteligência para alunos da rede municipal

Texto e foto de Adriana Thiara


“Inteligência se aprende”. Com esta afirmação, a secretária de Educação Ana Dayse Dorea abriu os trabalhos da oficina de capacitação do Programa MentesInovadoras, metodologia de ensino baseada em jogos e experiências que será utilizada em 16 escolas da rede municipal de ensino e deve atingir cerca de 8.000 alunos do ensino fundamental.
 
A parceria com o Mind Lab, instituto de pesquisa e desenvolvedor de tecnologias educacionais reconhecido internacionalmente, é uma das estratégias da atual gestão em busca da melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), em Maceió.

Segundo a secretária Ana Dayse, de acordo com o psicólogo, professor e estudioso em Educação, Reuven Feurerstein, a inteligência não nasce com o ser humano, ela é aprendida ao longo da sua vida e experiências. “Essa busca pela formação da inteligência é o que nós, enquanto gestores e educadores que somos, queremos para os alunos da rede municipal de ensino”, reforçou a secretária.

Na capital alagoana, a metodologia será aplicada em um projeto-piloto que selecionou escolas com perfis variados, visando potencializar ou intervir nos processos de aprendizagem, assimilação e desempenho na idade certa.

“Selecionamos escolas com alto e baixo IDEB para que possamos mapear quais são as práticas que melhor se adequam à realidade das nossas crianças, bem como as que irão deixar o processo de aprendizagem mais rápido”, comenta Ritta Maria Peixoto, diretora do departamento de ensino fundamental.

Durante a exposição da metodologia, Emílio Munaro, diretor do Mind Lib, reforçou que as crianças mais impactadas com o programa são as que apresentam baixo desempenho escolar. “Apesar de apresentarem o baixo desempenho, essas crianças respondem bem aos estímulos da metodologia, pois não é um programa conteudista, mas de conteúdo transversalizado”, afirma Munaro.

Programa MentesInovadoras

De acordo com dados do Instituto Mind Lab, mais de 3 milhões de jovens estão fora da escola. Dos jovens de ingressam em escolas, 17% serão reprovados por baixo desempenho em língua portuguesa e matemática. Em grupos de 20 crianças, apenas três concluem o ensino na idade certa.

Com esses e outros indicadores, o Instituto desenvolveu o Programa MentesInovadoras que visa promover saltos de aprendizagem no desenvolvimento de habilidades e competências nas disciplinas regulares, como língua portuguesa e matemática.

Exatamente por oferecer um caminho divertido, pois o programa é baseado em jogos e vivências, que a Semed se interessou no programa. “Estamos em ano de realização de Prova Brasil e precisamos investir agora não apenas aplicação da prova, mas na formação geral das nossa crianças”, reforça a secretária Ana Dayse.

Nenhum comentário: