terça-feira, 28 de maio de 2013

Violência sexual: professores recebem orientações de como proceder diante do abuso

Janaina Farias

Professores, coordenadores e diretores de oito escolas da Rede Municipal de Educação estão sendo qualificados quanto à prevenção, identificação e procedência acerca do abuso sexual em crianças.

A importância da sensibilização e o preparo do educador em lidar com possíveis situações dessa natureza foi intensificada na nessa segunda-feira (27), durante a formação continuada realizada, no auditório Paulo Freire, na Semed, foi exibido o documentário sobre o famoso crime da menor Araceli Cabrera Sánches Crespo.

Visando despertar a conscientização de professores com relação aos abusos sexuais na infância, educadores das escolas Rui Plameira, Walter Pitombo Laranjeira, Almeida Leite, Lamenha Lins, Higino Belo, Elma Marques e Baltazar de Mendonça assistiram a um vídeo de 40 minutos sobre “O Crime Araceli” que retrata a violência sexual sofrida pela garota de 8 anos, que foi sequestrada, estuprada e morta ainda muito jovem.

A discussão que foi conduzida pelo educador Átila Vieira abordou a violência sexual contra criança. A formação faz parte do projeto-piloto desenvolvido pelo Centro de Atenção Integrada às Crianças e ao Adolescentes (Caica) que trabalha o tema “crianças e adolescentes em situação de abuso e exploração sexual: desvelando vozes silenciadas, quebrando o ciclo de violência.


Esse projeto, segundo a coordenadora, Ticyane Bentes visa auxiliar o professor no trato com crianças em situação de abuso. Segundo ela, muitas crianças violentadas são vítimas de pessoas da própria família, parente, amigos e vizinho. “Na maioria das vezes são pessoas que geralmente estão inseridas no convívio familiar”, salienta.

Para o diretor do departamento de ensino fundamental, Arcélio Fortes, é preciso o professor ter o conhecimento da violência sexual infantil e a sensibilização de luta e defesa da criança e do adolescente em situação de risco e vulnerabilidade. “A formação é essencial para despertar no professor o conhecimento sobre o assunto e saber o que fazer mediante a situação”, destaca ele.

Desde que o projeto iniciou há cerca de três meses houve um significativo aumento da importância do papel da escola no combate a violência sexual no âmbito escolar, conforme afirmou Ticyane Bentes. “O projeto está obtendo êxito a cada dia, no que tange a conscientização da comunidade escolar através dos relatos dos próprios profissionais”, ressaltou.

Caso Araceli Cabrera Sánches Crespo

A morte precoce e a forma como foi assassinada, tornou a data da morte de Araceli Cabrera Sánches Crespo 18 de maio – no Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes pelo Congresso Federal. Durante todo o mês de maio, a Semed e outras Secretarias realizaram atividades de mobilização sobre o tema. Os autores do crime jamais foram condenados.

Nenhum comentário: