Texto e foto: Janaina Farias
Acontece
hoje, dia 08 e vai até amanhã, quinta-feira, dia 09, o segundo
momento da formação continuada do projeto “Entre na Roda”
desenvolvido pela fundação volkswagen. A proposta do projeto é
conhecer e valorizar a cultura local, bem como ampliar o universo
cultural das crianças, jovens e adultos, além de formam educadores
voluntários, a exemplo de professores e colaboradores da comunidade
com a perspectiva de que sejam multiplicadores de incentivo à
leitura. O curso está acontecendo nas salas de formação da Semed.
O 1º
momento ocorreu no dia 10 e 11 de abril. Nessa ocasião foi
apresentado todo o objetivo do projeto que busca difundir o hábito
de leitura em instituições educacionais. No primeiro contato, os
professores conheceram conceitos e estratégias de leituras, o papel
do mediador, ouviram histórias e receberam indicações de livros e
links. Refletiram e discutiram também quanto a teoria e a prática
do projeto. A apresentação foi realizada pela Coordenadora de
Projetos da Fundação Volkswagen, Liliane Petris.
A formação
tem a duração de dois anos, nesta primeira etapa ocorrerá duas
vezes por mês. O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação,
Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), parceira da fundação
Volkswagen, é a instituição responsável pela assessoria
pedagógica e pela formação dos professores. Sua missão é formar
educadores para que sejam mediadores da leitura. A formação terá
aulas presenciais e à distância.
Durante a
formação serão desenvolvidas oficinas que contemplam tanto a roda
de leitura, como a de conversa, de apreciação e empréstimos de
livros. A formação vai disponibilizar ainda, encontros com autores
de livros, sessões de leitura, visitas a bibliotecas e feira de
livros. As escolas participantes receberão um baú com 100 títulos
de livros para que possam operacionalizar a ideia da formação no
contexto das aulas.
A formação
conta com representações de instituições educacionais de vários
municípios alagoanos. Na rede, duas escolas foram contempladas com a
formação por serem auto-formadoras, são elas: Dom Miguel Câmera
e Cícero Due.
Uma das
ações do projeto, segundo a técnica pedagógica da Semed, Simone
Souza, é identificar e conhecer os contadores de história das
regiões com a perspectivas de potencializar e valorizar a cultura
local, uma vez que o projeto envolverá a comunidade despertando-a, a
importância pela leitura. A culminância do projeto está prevista
para dezembro com a participação dos contadores de história da
comunidade, onde terá a presença de todos envolvidos na ação.
Na opinião
da técnica, o projeto pretende estimular a leitura tanto em
professores quanto em alunos, tonando-os leitores e produtores de
texto. Ela reforça que esse projeto só vem a somar com as ações
já desenvolvidas em prol da melhoria dos índices educacionais do
município. Segundo ela, as escolas contempladas multiplicarão seus
conhecimentos com demais unidades para que o objetivo do projeto
possa ser expandido e integre o projeto político pedagógico das
escolas.
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