quarta-feira, 8 de maio de 2013

Educadores participam do projeto de leitura “Entre na Roda” da Fundação Volkswagen


Texto e foto: Janaina Farias 

 
Acontece hoje, dia 08 e vai até amanhã, quinta-feira, dia 09, o segundo momento da formação continuada do projeto “Entre na Roda” desenvolvido pela fundação volkswagen. A proposta do projeto é conhecer e valorizar a cultura local, bem como ampliar o universo cultural das crianças, jovens e adultos, além de formam educadores voluntários, a exemplo de professores e colaboradores da comunidade com a perspectiva de que sejam multiplicadores de incentivo à leitura. O curso está acontecendo nas salas de formação da Semed.

O 1º momento ocorreu no dia 10 e 11 de abril. Nessa ocasião foi apresentado todo o objetivo do projeto que busca difundir o hábito de leitura em instituições educacionais. No primeiro contato, os professores conheceram conceitos e estratégias de leituras, o papel do mediador, ouviram histórias e receberam indicações de livros e links. Refletiram e discutiram também quanto a teoria e a prática do projeto. A apresentação foi realizada pela Coordenadora de Projetos da Fundação Volkswagen, Liliane Petris.



A formação tem a duração de dois anos, nesta primeira etapa ocorrerá duas vezes por mês. O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), parceira da fundação Volkswagen, é a instituição responsável pela assessoria pedagógica e pela formação dos professores. Sua missão é formar educadores para que sejam mediadores da leitura. A formação terá aulas presenciais e à distância.

Durante a formação serão desenvolvidas oficinas que contemplam tanto a roda de leitura, como a de conversa, de apreciação e empréstimos de livros. A formação vai disponibilizar ainda, encontros com autores de livros, sessões de leitura, visitas a bibliotecas e feira de livros. As escolas participantes receberão um baú com 100 títulos de livros para que possam operacionalizar a ideia da formação no contexto das aulas.



A formação conta com representações de instituições educacionais de vários municípios alagoanos. Na rede, duas escolas foram contempladas com a formação por serem auto-formadoras, são elas: Dom Miguel Câmera e Cícero Due.

Uma das ações do projeto, segundo a técnica pedagógica da Semed, Simone Souza, é identificar e conhecer os contadores de história das regiões com a perspectivas de potencializar e valorizar a cultura local, uma vez que o projeto envolverá a comunidade despertando-a, a importância pela leitura. A culminância do projeto está prevista para dezembro com a participação dos contadores de história da comunidade, onde terá a presença de todos envolvidos na ação.


 

Na opinião da técnica, o projeto pretende estimular a leitura tanto em professores quanto em alunos, tonando-os leitores e produtores de texto. Ela reforça que esse projeto só vem a somar com as ações já desenvolvidas em prol da melhoria dos índices educacionais do município. Segundo ela, as escolas contempladas multiplicarão seus conhecimentos com demais unidades para que o objetivo do projeto possa ser expandido e integre o projeto político pedagógico das escolas.

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