quinta-feira, 9 de maio de 2013

Maceió é sede de Encontro Nacional de Alimentação Escolar

Texto de Janaina Farias e  Foto de Adriana Thiara Oliveira



Maceió sediou o 69º Encontro de Capacitação de Conselheiro de Alimentação Escolar. O evento aconteceu na última quinta-feira (09), na Escola de Governo, localizada na Procuradoria Geral do Município (PGM). O encontro foi uma promoção é da ONG Ação Fome Zero em parceria da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Estiveram presentes na abertura do encontro, a Diretora Geral de Ensino, Maria José da Silva Pereira, a representante da Fundo Nacional de Desenvolvimentismo da Educação (FNDE), Sineide Santos, e a Coordenadora de Alimentação Escolar da Semed, Anna Carla Luna e demais representantes.

Pela primeira vez na cidade, o evento reuniu conselheiros de alimentação escolar de vários municípios alagoanos com a finalidade de fortalecer a participação social destes na melhoria da qualidade da merenda escolar ofertadas pelas escolas públicas.
O encontro teve como tema central “O programa de alimentação escolar- PNAE, análise de contas públicas, gestão e compra da agricultara familiar, aspecto nutricionais e higiênicos sanitários na alimentação”.

A programação contou ainda com realização de palestras onde serão abordados temas sobre o universo da merenda escolar, a exemplo da atuação do conselheiro no acompanhamento do PNAE, a experiência de Maceió na execução do PNAE, sistemas de gestão dos conselheiros, agricultura familiar, e a ação da ONG Fome Zero no fortalecimento do programa nacional de alimentação escolar.

Para diretora de Gerenciamento Escolar, Maria José Pereira, o encontro foi uma oportunidade ímpar de discussão, integração e aquisição de conhecimento no que diz respeito a prestação de contas e ao gerenciamento da merenda. “Com essas informações sobre o programa nacional de alimentação escolar, os conselheiros saberão administrar melhor e utilizarão os recursos em função de uma merenda de qualidade”, salienta.

Na opinião da coordenadora de Alimentação escolar da Semed, Anna Carla, o encontro possibilitou uma verdadeira troca de experiência já que reúne além de conselheiros, demais pessoas envolvidos na alimentação da escola, como nutricionista e servidores responsáveis pela prestação de contas.

Os conselheiros, representantes da sociedade civil de Maceió, Gildo Santos de Souza e Marta Maria Queiroz ressaltaram a importância da realização do vento como reforço nas informações para uma gestão eficiente da merenda escolar cuja finalidade se configura na eficiência dos gastos para aquisição de uma merenda ideal, composta por produtos de qualidade.

A proposta de que o brasileiro tenha pelo menos uma refeição saudável foi ressaltado pela representante da ONG Fome Zero, Sineide Santos. “O objetivo da ONG é contribuir para que o brasileiro tenha direito a uma alimentação adequada e sadia”, destaca ela, reafirmando a parceria com a Semed na contribuição da elaboração do cardápio na gestão da merenda escolar da rede municipal.






Nenhum comentário: