quinta-feira, 23 de maio de 2013

Semed promove ações educativas e oficinas no projeto Bairro Vivo deste sábado (25)

Texto de Janaína Farias e Fotos de Janaína Farias e Mauro Fabiani
 

 

A música, a arte e o conto serão as ações da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no projeto Bairro Vivo, promovido pela Prefeitura de Maceió, no próximo sábado (25), na escola Manoel Pedro, no Santos Dumont. A programação envolve a participação de vários departamentos da Semed como o programa Escola Aberta, Mais Educação e técnicos da biblioteca Carlos Moliterno.


Paralelo as prestações de serviço à comunidade, em meio às ações de saúde, esporte e assistência social, a educação vai promover várias atividades artísticas e culturais. A abertura do evento terá a apresentação do coral dos alunos do programa Mais Educação, em seguida haverá outras apresentações musicais dos alunos com a flauta, e o violino.


Para quem se interessa em conhecer um pouco sobre a cultura nordestina terá a oportunidade de aprender o coco de roda, organizado pelo programa Escola Aberta que proporcionará também aulas de capoeira que promete atrair a criançada interessada na arte.
A programação não para por aí, o programa proporcionará ainda uma oficina de corte de cabelo, um dos momentos mais esperado pela comunidade que almeja aprender um ofício e quem sabe ganhar um dinheiro extra.


Outra atividade que gera grande expectativa, só que dessa vez, nas crianças é o momento de contação de história. Essa ação costuma atrair atenção da meninada, que aproveitam de forma lúdica e educativa a ocasião, enquanto papai e mamãe se beneficia com outros serviços.



E para aqueles que ainda não conhecem e querem aprender um pouco sobre técnica da escultura em papel e despertar seu lado artístico, não podem perder a oficina que utiliza revistas, jornais e papéis para a construção da obra. Essa técnica é conhecida como papietagem.



Educação municipal mais presente nos Bairros



As ações da rede municipal de educação desenvolvidas no projeto Bairro Vivo são coordenadas por técnicos da Semed que visam proporcionar um dia diferente por meio de atividades que envolvem a cultura, a arte e o entretenimento à comunidade acompanhado de outros serviços públicos oferecidos pela Prefeitura através das secretarias municipais.



A diretora do departamento do Programa Especiais, Virgínia Ferreira, falou das atividades que a Semed já desenvolve junto as escolas e da oportunidade de integrá-las às ações do projeto Bairro Vivo. “Dentro dos programas desenvolvido pela Semed, fizemos um levantamento das atividades que poderíamos realizar, nesse sentido procuramos atender de forma plural as demandas do programa nas ações do projeto”, afirma.



Para Virgínia Ferreira é imprescindível a participação da educação para fortalecimento do vínculo escola versus comunidade. “Esse elo é fundamental, por que aproxima as ações da educação à comunidade”, ressalta.


Nenhum comentário: