segunda-feira, 6 de maio de 2013

Educação abre concurso literário e artístico para alunos da rede

Texto: Delane Barros





A Secretaria Municipal de Educação (Semed) abriu o concurso literário e artístico destinado aos alunos das escolas da rede municipal de ensino. O concurso foi criado para estimular a originalidade e a tradição da capital alagoana com relação aos festejos juninos que se aproximam. A atividade recebeu o mesmo nome que os festejos oficiais da Prefeitura – De Jacinto a Tororó, São João é Maceió – lançados recentemente pelo prefeito de Maceió, Rui Palmeira.

De acordo com a coordenadora do departamento de Arte e Cultura da Semed, Socorro Monteiro, a participação dos estudantes será através de uma apresentação de literatura de cordel ou redação, tendo como enfoque a vida e a história dos dois personagens destacados na programação junina.

“A ideia é estimular a produção literária e a biografia dos personagens, pois estamos diante de dois grandes nomes da cultura regional do nosso Estado”, comentou Socorro.

A coordenadora do departamento, a quem caberá fazer a avaliação do material enviado, informa que cada unidade de ensino que se inscrever para participar do concurso irá encaminhar apenas cinco trabalhos, para os alunos do 6º ao 9º ano. No caso dos estudantes do 1º ao 5º ano, a atividade vai ser no formato de artes visuais, tais como, desenho, pintura ou colagem.

As inscrições seguem até dia 17 de maio e a premiação será feita no dia 13 de junho, com a exibição, em telão, durante o 12º concurso de Quadrilha Matuta, no Sesc-Poço, dos trabalhos vencedores.

Tororó do Rojão e Jacinto Silva

Jacinto Silva era natural do município de Palmeira dos Índios e Tororó do Rojão, de São Luiz do Quitunde. A interação musical dos dois compositores era tão harmônica, a ponto de muitas pessoas o consideravam como sendo irmãos. Entretanto, os dois não têm a consanguinidade, apenas a mãe de Jacinto Silva foi quem criou Tororó.


Repercussão :

 www.balaiodefatos.com

Nenhum comentário: