quinta-feira, 9 de maio de 2013

Professores recebem formação do projeto “Brincar” da fundação Volkswagen

Texto: Janaina Farias

Professores das escolas municipais participaram hoje (09), da formação continuada do Projeto Brincar. A formação é promovida pela Fundação Volkswagen, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e outros municípios, e tem como metodologia a brincadeira como parte de um processo que auxilia na aprendizagem e desenvolvimento das crianças.

O projeto tem como proposta ampliar o repertório de brincadeiras e sensibilizar educadores quanto a importância do brincar no desenvolvimentismo da educação infantil. Ele pretende ainda resgatar, valorizar e garantir o direito de brincar e investindo na formação do professor.

Durante a formação os professores participantes serão instruídos e orientados para desenvolver atividades lúdicas como brincadeiras de rodas, jogos de equipe, construção de brinquedos, contação de histórias e outros. O projeto prever ainda o engajamento da comunidade local. Serão desenvolvidas brincadeiras em espaço público como em praça e parque municipal.

De acordo com a representante do projeto na Semed, Érica Patrícia, técnica pedagógica, o projeto resgata a cultura da infância refletindo sobre a importância da brincadeira como prática no cotidiano das crianças nas instituições, além de integrar ao projeto político-pedagógico. A formação segue até sexta-feira (10), em Arapiraca.

Formação Projeto Brincar

O primeiro encontro do projeto aconteceu nos dias 04 e 05 de abril, onde foi discutida a infância, os aspectos dessa fase, estabelecendo uma relação com as diretrizes curriculares de educação infantil que traz como os principais eixos do currículo a interação e a brincadeira. Para este projeto duas escolas foram contempladas: Lyon Clube e a creche São Sebastião.

Para a técnica a formação dos professores que trabalham com a educação infantil é essencial, por que prima pela melhoria do ensino nas escolas da rede. “Eles vão se encontrar pelo menos duas vezes por mês para aprimorar e ampliar as atividades lúdicas desenvolvidas por eles nas escolas, a ideia é que elas implementem esses conhecimentos na escola”, destaca ela.

O projeto Brincar, assim como o projeto “Entre na Roda” são desenvolvido pela Fundação Volkswagen em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), responsável pela difusão do conhecimento e formação dos professores.

Nenhum comentário: