quinta-feira, 23 de maio de 2013

Maceió inicia as conferências preparatórias para a V Conferência Municipal de Educação

O segmento dos gestores escolares é o primeiro a discutir e a eleger delegados

 Texto de Adriana Cirqueira e fotos de Janaína Farias
 
As conferências preparatórias para a V Conferência Municipal de Educação estão começando. Nesta quinta-feira (23), foi a vez do segmento dos gestores escolares, tanto da rede estadual quanto da municipal. Reunidos mais uma vez no auditório da Escola Superior de Magistratura de Alagoas (Esmal), gestores e técnicos das duas secretarias debateram temas relacionados aos eixos de discussão da Conferência Nacional de Educação (CONAE).

Segundo a presidente do conselho, Edna Lopes, as conferências preparatórias são momentos de discussão, incentivo e fortalecimento do debate e eleição de delegados para a V Conferência Municipal de Educação.

Os gestores e técnicos ouviram palestras e discutiram sobre três dos sete eixos do CONAE 20104: O Plano Nacional de Educação, Organização e Regulação; Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; e Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.

A diretora Geral de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Sônia Moraes, salientou a importância das pré-conferências na preparação da V Conferência Municipal. “São espaços democráticos onde são discutidas propostas de políticas públicas nos níveis municipais, estaduais e federal e todos os segmentos darão a sua contribuição”, explicou Sônia.
 Para a vereadora Tereza Nelma, que participa da comissão organizadora da conferência, a discussão das políticas públicas é fundamental para a garantia de qualidade na educação e formação do cidadão. “A escola é a base e devemos estar sempre vigilantes. Eu faço questão de participar de todas as conferências preparatórias”, finalizou a vereadora. Tereza Nelma também é a presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Maceió.

Após os debates houve eleição para os delegados do segmento para a V Conferência Municipal de Educação. Foram eleitos 73 delegados, sendo 31 representando a rede estadual e 42 a rede municipal.

A conferência preparatória segmento gestores de Educação foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e pelo Conselho Municipal de Educação.

Nenhum comentário: