terça-feira, 31 de maio de 2016

Capital alagoana terá sua primeira escola sustentável




Desenvolver métodos inovadores para construção de espaços educadores sustentáveis tem sido o grande desafio da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), por meio da Coordenação de Educação Ambiental e Sustentabilidade (Ceas). Com a proposta de estabelecer uma relação de cuidado mútuo entre comunidade, natureza e ambiente, o Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Mestre Izaldino, no bairro Pontal da Barra, foi construído para se tornar a primeira escola sustentável da capital alagoana.

Como parte das atividades programadas para a Semana Integrada do Meio Ambiente – que terá início nesta quarta-feira (01), no auditório da Esmal – a Semed fará o lançamento da proposta da Escola sustentável na Centro Municipal de Educação Infantil Mestre Izaldino, além da retomada das formações continuadas de educação ambiental do Programa Lagoa Viva, dirigida para o corpo docente das escolas, que propõe conciliar saberes científicos aos saberes tradicionais.
Espaço Educador Sustentável
Já na próxima sexta-feira (03), será realizada a etapa de arborização da unidade escolar, em parceria com a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma). A área interna da Mestre Izaldino ganhará um pomar com árvores frutíferas, que servirão como complemento na alimentação escolar. A escola terá, também, uma horta orgânica, área de compostagem e uma farmácia viva, esta última fornecerá plantas medicinais para ajudar na saúde das crianças.
No entorno da Mestre Izaldino, árvores nativas serão plantadas – inclusive a craibeira, árvore símbolo de Alagoas – formando uma verdadeira cerca viva para proporcionar maior conforto térmico e qualidade do ar para os alunos. Calhas e cisternas serão colocadas para armazenamento e reaproveitamento da água da chuva, que servirá para irrigação das plantas. De acordo com a coordenadora da Ceas, Virgínia Miller, até o final deste ano a escola ficará pronta com todos os padrões de sustentabilidade exigidos para seu funcionamento.
“A educação ambiental envolve a promoção de processos pedagógicos que favoreçam a construção de valores sociais, como o consumo consciente, descarte correto de materiais, reaproveitamento, alimentação saudável, entre outros. A participação de pais, alunos e comunidade é fundamental para o sucesso do projeto”, considerou Virgínia.
Construção da Escola Sustentável
O projeto foi idealizado pela Semed, em parceria com a Braskem e Instituto Lagoa Viva e Sempma, para servir de referência de edificação segura e sustentável para a comunidade. Ela foi toda construída com materiais em PVC/Concreto, produzido pela Braskem. Para que seja considerada uma escola sustentável, a iniciativa se sustenta em três grandes eixos: espaço físico adequado de acordo com premissas da sustentabilidade socioambiental; gestão democrática participativa e sensível às necessidades da comunidade; currículo – saberes e fazeres que fomentem e estimulem culturas pró-sustentabilidade.
No intuito de minimizar os impactos ambientais, foram criadas estratégias locais por meio de parcerias com a Associação de moradores do Pontal – Amapo, Instituto Lagoa Viva, Corpo de Bombeiro e Braskem. Em paralelo a isso, a secretaria desenvolve várias práticas sustentáveis nas escolas da rede, além de ações que contribuem com a construção de espaços educadores sustentáveis, como a adesão aos ODM/ODS, incentivo às escolas a aderirem ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Escola Sustentável.
Atualmente, a Mestre Izaldino atende 80 alunos de 1 a 5 anos de idade, dos quais 56 estudam em tempo integral. A expectativa é aplicar a proposta de padrões de sustentabilidade e promoção da saúde para as próximas escolas da rede municipal.
Serviço
O quê: Etapa de arborização da primeira escola sustentável de Maceió
Onde: Escola Mestre Izaldino, no Pontal da Barra
Quando: Sexta-feira (03), a partir das 8 horas
Thiago Guimarães/ Estagiário – Ascom Semed

Diretores participam de encontro do Conselho de Educação



O Conselho Municipal de Educação de Maceió (Comed) reuniu diretores das escolas da capital, na manhã desta terça-feira (31), no auditório da Casa da Indústria. De acordo com o presidente do colegiado, Jailton Lira, o evento aproxima os gestores das escolas com as atividades do Comed e promove a atualização da legislação em vigor.
A diretora geral de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Sônia Moraes, representou a secretária Ana Dayse na reunião e destacou a importância do encontro. Para ela, trata-se de um parceiro importante no processo de fiscalização dos atos da gestão da educação municipal. “O Comed tem um papel importante e essa discussão com os gestores tem grande importância porque todos estão engajados na melhoria do ensino da capital. Tanto é assim que a Secretaria tem procurado melhorar, a cada dia, o ensino através da melhora da estrutura e da qualidade das escolas”, resumiu.
No encontro, o presidente do Comed apresentou as mais recentes resoluções aprovadas pelo colegiado e que já estão em vigor. Os textos versam sobre educação infantil, educação especial e Educação Física. “Também adiantamos as resoluções que estão por vir, como os relacionados ao ensino de jovens e adultos (EJA), História da África e aquela relacionada à utilização do nome social”, explicou Lira.
Ainda conforme declarações do presidente do colegiado, a reunião desta manhã possibilitou elencar as reivindicações dos professores, principais problemas das escolas e soluções. “Enviamos um questionário às escolas, para que apontassem falhas e dificuldades, com a finalidade de projetar o futuro e algumas das respostas já estão sendo dadas”, revelou Jailton Lira.
Delane Barros/ Ascom Semed

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Semed participa da Semana Integrada do Meio Ambiente



No dia 05 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, data estabelecida como forma de chamar a atenção da população para a importância de cuidar do meio ambiente e de preservar os recursos naturais. Como parte da programação na capital, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Coordenação de Educação Ambiental e Sustentabilidade (Ceas), está organizando o Seminário de Abertura Semana Integrada do Meio Ambiente e o Lançamento da Formação Continuada em Educação Ambiental do Programa Lagoa Viva, que ocorrerá nesta quarta (o1), às 8h30, no auditório da Escola Superior de Magistratura de Alagoas (Esmal).
O público alvo do Seminário são as escolas que participam do programa Lagoa Viva, além das demais escolas da Rede Municipal de Ensino, ONG’s, órgãos do governo, universidades e cursos que trabalham ou tenham interesse em trabalhar com a temática ambiental.
O tema central deste ano tem como base os “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS”, defendidos pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Os ODS’s são 17 objetivos que compõe uma agenda mundial com plano de ações que buscam o desenvolvimento sustentável das cidades até 2030 e serão abordados no Seminário na palestra de Inalda Beder, representante do Pnud.
Outra atividade realizada no evento será o lançamento da proposta da Escola Mestre Izaldino, no Pontal da Barra, como primeira Escola Sustentável de Maceió. Serão apresentadas as ações estruturais que já foram realizadas, além de outras necessárias para classificar a escola como sustentável.
“Escola sustentável é um espaço que tem o objetivo de educar pelo exemplo, a utilização de projetos pedagógicos que trabalhem a educação ambiental de forma transversal ligando os saberes científicos aos saberes tradicionais, além das atitudes da própria gestão da escola”, disse Vírginia Miller, Coordenadora de Educação Ambiental e Sustentabilidade.
Também como parte da Semana Integrada do Meio Ambiente, na sexta-feira (03), haverá uma série de atividades, como oficinas, caminhada ecológica, apresentações teatrais e arborização na Escola Mestre Izaldino. Tudo será aberto à comunidade com o objetivo de estimular a educação ambiental e promoção da saúde. Já no dia 5, domingo, a Rua Fechada sediará oficinas, jogos e brincadeiras de educação ambiental. As atividades serão desenvolvidas pela Semed, com o objetivo de formar cidadãos sustentáveis que valorizem o ambiente em que vivem.
Amanda Bezerra (estagiária) / Ascom Semed

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Semed encerra nesta terça inscrições do concurso de quadrilhas



Acaba nesta terça-feira (31) o prazo para inscrição no 15º Concurso de Quadrilhas Matutas Sesc/Semed, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da coordenação de Arte e Cultura e do Programa Mais Educação. O evento será realizado no período de 6 a 8 de junho de 2016.
Para participar da competição, as quadrilhas devem ser compostas exclusivamente por alunos devidamente matriculados na Rede Municipal de Ensino, que representarão suas respectivas escolas. As fichas de inscrição e o regulamento já foram encaminhados às escolas participantes para fazerem suas inscrições na coordenação de Arte e Cultura na sede da Secretaria.
O evento pretende elevar o nível de participação e integração social dos alunos da Rede, despertar a relação de pertencimento e o interesse pelas artes populares, além de cultivar a arte e a cultura como forma de preservação das tradições.
“Nossa proposta é estimular nos jovens estudantes o espírito esportivo cultural e o desenvolvimento de atividades artísticas, que representem os costumes e tradições, envolvendo a participação social de todos”, avaliou a coordenadora de Arte e Cultura da Semed, Socorro Monteiro.
O regulamento determina que as quadrilhas inscritas serão submetidas a sorteio no dia 1º de junho para determinar o dia e horário das apresentações.
Ascom Semed

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Estudantes participam do Projeto Turismo do Saber


Visita ao Parque Municipal durante vivência do Projeto Turismo do Saber.
Foto: Maurine Toussaint
A nova edição do projeto do Turismo do Saber beneficiou 75 crianças da Escola Claudinete Batista, localizada no Trapiche, nesta semana. O projeto da Secretaria de Promoção do Turismo de Maceió oferece uma experiência de imersão nos atrativos naturais da praias e parque da cidade, com uma aula especial sobre o potencial turístico da capital e um city tour guiado para crianças das escolas públicas.
De acordo com o secretário de turismo de Maceió, Jair Galvão, o projeto tem como objetivo estimular o interesse das crianças pelas atividades ligadas ao turismo e todas as oportunidades de desenvolvimento que a atividade traz para os moradores da capital. “Embora os alunos sejam ainda muito jovens, nós acreditamos que essa é uma aposta no futuro do nosso turismo”, explicou. 
Dia de aula sobre potencial turístico de Maceió na Escola Claudinete Batista
Após um dia de sensibilização teórica, na quarta-feira (24), as crianças participaram hoje  de um city tour para entender, na prática, como funcionam as operações turísticas da cidade. O roteiro inclui alguns pontos estratégicos da capital, como a orla da Ponta Verde, as esculturas da praia, o totem “Eu Amo Maceió” e o Parque Municipal, onde todos participam de uma trilha ecológica e recebem lanche.
Crianças participam do concurso cultural “Eu amo Maceió”
“É uma estratégia de aumentar a auto-estima das crianças e motivar neles o amor por essa cidade, que é o sonho de viagem de tantos turistas brasileiros, mas que muitas vezes não é valorizada pelos próprios moradores. E nós acreditamos muito no potencial de gerar desenvolvimento ambiental, social e cultural do turismo”, reforçou Jair.
O estudante Ítalo Gomes, de 11 anos, disse que o principal aprendizado da aula de turismo foi “o repeito à natureza e a importância de cuidar das praias da sua cidade”. Segundo ele, que nunca tinha visitado o Parque Municipal, durante o city tour, a experiência mais emocionante foi conhecer um bicho preguiça, um símbolo da unidade de conservação.
As visitas tiveram acompanhamento de guias da Luck Receptivos. Na primeira fase – de abril a dezembro de 2016 – serão 480 alunos beneficiados em oito escolas de diferentes bairros da cidade.
Transfer com receptivo local para atrativos turísticos da cidade
durante dia de vivências com alunos do Trapiche
Depois do lanche no parque, os alunos foram convidados a participar de um concurso cultural com o tema “Eu Amo Maceió”, concorrendo a prêmios que serão distribuídos no encerramento do projeto, em dezembro.
A coordenadora do projeto, Ana Corado, explica que a ideia é que, durante os dois dias, os estudantes tenham contato não somente com os atrativos da capital, mas também com conceitos essenciais do segmento e conheçam algumas atribuições da Secretaria de Turismo e ainda profissões ligadas à atividade.
São parceiros do projeto a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), o Parque Shopping, a Luck Receptivos, o Sesc Alagoas, a Faculdade Estácio/FAL e a rede de Cinema Cinesystem.
Ascom Semptur

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Rui Palmeira recebe alunos participantes de olimpíadas



O prefeito Rui Palmeira recebeu nesta quarta-feira (25) os alunos da Escola Municipal Lindolfo Collor que participaram da VII Olimpíada de Raciocínio Mind Lab, realizada no último dia 14, em São Paulo. Eles ficaram em sexto lugar na categoria de 4º ao 7º ano, disputada por alunos de escolas públicas.
Prefeito Rui Palmeira recebe estudantes da Olimpíada de Matemática
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
Erick Júnior, Diego da Silva, Adrian Júnior e Lucas Gabriel se destacaram entre mais de três mil alunos da rede de ensino de Maceió e disputaram a segunda fase classificatória do torneio nacional. Para esta etapa, eles treinaram em média três horas por dia, acompanhados por uma professora mediadora.
De acordo com Rui Palmeira, ter representantes de Maceió no evento mostra que os programas implementados na Rede Municipal de Ensino têm dado certo. “Os alunos da escola Lindolfo Collor venceram a disputa local e foram a São Paulo participar de mais uma etapa da Olimpíada de Raciocínio com alunos de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. É muito bacana ver esses meninos ficando na sexta colocação, o que mostra que eles têm muita capacidade, pois o programa só foi iniciado na escola deles no ano passado. Estão de parabéns”, disse o prefeito.
Prefeito Rui Palmeira recebe estudantes da Olimpíada de Matemática
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
O treinamento foi feito com a aplicação de um jogo por aula. Em sala de aula, os estudantes recebiam orientações sobre as regras, estratégias e contextualização de cada jogo. Em seguida os desafios eram aplicados.
Segundo a professora mediadora, Marileide Barbosa, a impressão é a de que os meninos amaram a experiência. “Eles viram realmente que não era tão fácil como achavam, mas se saíram muito bem. Conseguiram ganhar algumas partidas. Foi bem interessante. Para a próxima Olimpíada, vamos iniciar o Mentes Inovadoras com as turmas dos 3º aos 5º anos”, disse.
Prefeito Rui Palmeira recebe estudantes da Olimpíada de Matemática – Lucas Gabriel – Aluno
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
Lucas Gabriel, 11 anos, curtiu a experiência de estar fora de Alagoas. Além do torneio, ele ainda aproveitou para visitar familiares. “Foi muito bom estar na Olimpíada. Pude viajar de avião, conheci novas estratégias de jogo e fiz amigos”, destacou.
Para Djaelson Moura da Silva, pai de Diego, o orgulho de ver seu filho na disputa, em São Paulo, era imenso. “A participação dele foi muito boa. Uma experiência que teve o lado de outros alunos. Gostei muito. Acredito que na próxima ele possa ganhar”, disse.
Ana Dayse – Secretária de Educação
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, remete a conquista dos alunos ao trabalho realizado dentro e fora da escola. “Fico muito feliz por eles. São crianças que estão na Rede Municipal de Ensino desde a creche e hoje progrediram, pois já estão no 6º ano. Uma conquista fruto do esforço deles, provocado pelos jogos do MentesInovadoras. É bom ver que ao longo desses quase quatro anos de investimento no programa, temos uma das nossas unidades classificadas para o evento. A motivação da escola, da sua diretoria, coordenação e da professora mediadora mobiliza e mexe com a auto-estima dos profissionais da Educação quando vêem o sucesso das nossas crianças. Graças ao respeito e a autonomia do prefeito Rui Palmeira para com a Educação, hoje colhemos bons frutos”, disse a gestora.
A VII Olimpíada de Raciocínio Mind Lab tem como objetivo exercitar a competitividade com diversão, trabalho em equipe e controle emocional, por meio de jogos de raciocínio coordenado pelo programa MentesInvadoras, desenvolvido pela Mind Lab. A utilização desses jogos de raciocínio no ambiente escolar possibilita o desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais, éticas e emocionais da criança.
A Mind Lab é uma empresa mundialmente conhecida pela metodologia inovadora que se baseia em três pilares fundamentais: jogo de raciocínio, métodos metacognitivos e professor mediador. A parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) aconteceu em 2013, quando o programa foi implantado em 13 escolas da rede em fase experimental. Hoje já são 41 escolas da Rede Municipal contempladas com o programa.
Para participar, as escolas recebem um kit com um jogo para alunos, que pode ser levado para casa. Já os professores passam por formações contínuas e são supervisionados mensalmente pela equipe técnica do programa.
Flávia Farias/ Secom Maceió

Prefeito Rui Palmeira visita unidade de ensino


Rui Palmeira vistoria os reparos feitos na Escola Dom Miguel Fenelon Câmara.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
A Escola Municipal Dom Miguel Fenelon Câmara, no Jardim Petrópolis II, já está bem diferente da situação que se via há alguns meses. O local recebeu melhorias executadas pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A unidade atende mais de 300 alunos distribuídos em turmas do 1º ao 5º ano nos turnos manhã e tarde e Educação de Jovens e Adultos (EJA) no período noturno.
“Esta escola nunca tinha passado por uma reforma. Estamos aqui para ver de perto o que foi feito e percebemos que, certamente, melhorou bastante as condições. Temos feito reformas totais em grandes unidades de ensino do município e em escolas de menor porte, como é o caso desta, estamos realizando reparos para deixar a estrutura em melhores condições para servidores e alunos”, comentou o prefeito Rui Palmeira durante vistoria à escola, na manhã desta quarta-feira (26).

Ana Dayse Dorea, secretária municipal de Educação, explicou que a manutenção faz parte de um pacote de investimentos em melhorias nas unidades de ensino. “Essas ações criam condições, propiciam um ambiente saudável para a construção da educação e para o trabalho dos professores e servidores. Reafirmo que, tudo isso só foi possível graças à decisão do prefeito de priorizar a educação do município”, garantiu.
O equipamento recebeu revisão da rede elétrica e da rede hidráulica, revisão da coberta, renovação de janelas e esquadrias, e nova pintura. Cerca de R$ 100mil  foram investidos. Assim como tem sido feito nas demais unidades reformadas pela gestão, a acessibilidade tem recebido atenção especial. Itens como rampas de acesso têm sido implantados para melhorar a locomoção de cadeirantes.
Adriana Correia Soares é diretora da Escola Dom Miguel Fenelon Câmara.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Adriana Correia Soares trabalha na escola desde 2004 e já assumiu as funções de professora, coordenadora pedagógica e hoje é diretora. Cadeirante ela também destacou a acessibilidade. A escola ganhou rampas e corrimãos ligando alas do prédio.
“Todos, independente de ser pessoa com deficiência ou não, têm o direto de ir e vir garantido. Por muito tempo, não tive acesso à cozinha e outras crianças também não. Agora ficou mais fácil”, disse a diretora. “Foram proporcionadas mudanças bastante significativas como nunca tivemos desde a fundação em 2010. As crianças ficaram encantadas, os pais também elogiaram. A escola nuca viu melhorias como estamos vendo agora”, acrescentou Adriana.
CMEI
Durante a vistoria o prefeito Rui Palmeira anunciou uma novidade na área de educação infantil. Segundo ele, em breve, a região terá um novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). O município está articulando, junto ao Ministério da Educação, a chegada de sete novos CMEIscom recursos do Proinfância. A Prefeitura está finalizando os trâmites burocráticos e, em breve, espera anunciar a  assinatura da ordem de serviço.

Fernanda Calheiros/ Secom Maceió

Semed realiza Encontro de Formação Continuada



O auditório da Escola Superior de Magistratura de Alagoas (Esmal) ficou lotado, nesta terça-feira (24), para a abertura do 1º Encontro de Formação Continuada 2016, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Departamento de Ensino Fundamental. O encontro, que teve como tema “Formação Continuada e Interdisciplinaridade na Sala de Aula: Reflexões sobre a prática docente”, reuniu diretorias de ensino, diretores de escola, coordenadores e professores das 94 escolas municipais do ensino fundamental.Evento é realizado pela Semed
O evento tem como objetivo a busca pela articulação das diferentes formações ofertadas pelo Departamento, além de debater a relevância da formação para o exercício da prática docente, vinculada à interdisciplinaridade na sala de aula. As palestras foram conduzidas pelas doutoras e professoras da Ufal, Rita de Cássia Souto Maior e Rita Maria Zozzoli, que debateram a temática do evento com uma reflexão e discussão sobre a prática do fazer pedagógico.
A diretora de ensino da Semed, Rita Vasconcelos, ressaltou que uma das formas impulsionadoras para alcançar a qualidade de ensino é a formação continuada. “ Para que a formação continuada continue sendo um sucesso e chegue no chão da escola e nossos educadores olharem para trás e dizerem: Sim cumprimos nosso papel social de docente, cumprimos o papel social que é inserir essas crianças, esses jovens, esses adultos e adolescentes no mundo formal”, disse.
De acordo com a coordenadora da Formação Continuada do Ensino Fundamental, Regina Buarque, esse ano as formações continuadas serão conduzidas com uma nova definição. “Quando pensamos nesse encontro, queríamos que ele juntasse todos os professores dos 4ª ao 9º ano. Antes a formação era feita por componente curricular, agora o novo desafio é seguir as orientações das diretrizes curriculares que definem que a formação seja de forma interdisciplinar, isso muda muito e abrange mais o conhecimento”, destacou. 
Regina enfatizou que as formações continuadas não serão mais separadas por disciplinas e sim conduzidas de forma interdisciplinar. Na mesma sala haverá professores de diferentes disciplinas para ampliar o conhecimento, contemplando o saber em todo o contexto. “Teremos turmas mistas de professores de diferentes componentes curriculares, bem como formadores. Na prática, a formação será composta por todas as disciplinas da grade curricular. A proposta é que o professor saiba responder por exemplo uma questão de forma ampla”, explicou.
A professora da Escola Pompeu Sarmento Josefa Vieira afirmou que o evento desenvolve o profissional e as temáticas auxiliam na prática em sala de aula. “A formação continuada possibilita essa reflexão quanto ao fazer pedagógico. Isso nos leva a refletir sobre nossa prática no dia a dia das aulas”, frisou. 
Janaina Farias/ Ascom Semed

terça-feira, 24 de maio de 2016

Escola Pedro Café recebe evento de combate ao abuso sexual



Nesta terça-feira (24), a Escola Municipal Pedro Café recebeu as atividades de combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes. Na ocasião, os pequenos fizeram apresentações musicais sobre o tema e tiveram contação de história, atividades lúdicas e leitura na Estação Saber – Biblioteca volante da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Durante a tarde, os pais assistiram a palestra com os conselheiros tutelares Antônio Vieira e Lula, e o juiz André Gêda.
A coordenadora do Centro de Apoio Integrado à Criança e ao Adolescente (Caica), Ticyane Bentes, diz que a finalidade do evento é levar informação para a escola e para comunidade. “A ação busca levar informação aos pais, professores e alunos. O mais importante é prevenir para que nenhum tipo de violência aconteça, mas caso aconteça, a escola e os pais precisam saber como conduzir a situação e a quem recorrer”, ressalta Bentes.IMG_5361[1]
Os estudantes acompanharam atentamente a narrativa do livro “Segredo Segredíssimo”, feito por Meire Deise, contadora de histórias da Semed. Em seguida, alunos da educação infantil fizeram apresentações das músicas “18 de maio”, “O Tesourinho” e falaram sobre os direitos das crianças. Para encerrar as apresentações, alunos do 5º ano apresentaram a música “Direito da Criança”.IMG_5366[1]

“Nosso conhecimento foi ampliado conforme trabalhamos a temática com os alunos. O conhecimento ultrapassa os limites dos muros da escola. O que é passado em sala de aula fica na cabeça dos alunos, eles levam para casa e compartilham os ensinamentos com os pais”, conclui a diretora da unidade, Eliane Correia.
Para Bianca de Albuquerque, aluna do 1º ano, as atividades foram muito divertidas. “As brincadeiras foram muito legais. Gostei mais da historinha porque é contra o abuso sexual contra as crianças. Eu aprendi muito”, completa a pequena Bianca.
Antônio Vieira, conselheiro tutelar da 4ª região, diz que é de suma importância que a Semed e a escola tragam essas informações para comunidade escolar e para os pais. “A comunidade precisa ter ciência do que a escola está fazendo e o conselho atua como o elo entre escola e os pais”, disse.
Erick Nogueira – Ascom Semed

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Especialistas discutem o Plano de Enfrentamento da Violência


A Construção do Plano Municipal de Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes foi discutida, na manhã desta segunda-feira (23), no auditório do Senai. O encontro é uma iniciativa da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Cidadania (Semsc) com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A proposta foi debater políticas intersetoriais de implementação para ações efetivas que objetivem prevenir e combater abusos contra crianças e adolescentes em Maceió.
O Plano Nacional – criado no ano 2000 por mais de 140 organizações – servirá como referência para construir o Plano Municipal. A partir deste documento, o país teve avanços importantes na área de reconhecimento e combate à violência de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A reunião contou com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Os tipos de violações englobam trabalho infantil, negligência, violência psicológica, doméstica e sexual.
A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, abriu o debate e destacou o trabalho da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU), do Unicef, como referência na redução da desigualdade na capital alagoana, que está diretamente ligada à violência. “O Unicef provocou Maceió para que pudéssemos cuidar daquilo que é de nossa competência. Proteger as crianças é nosso papel enquanto educadores”, disse.
Ana Dayse defendeu que o Plano Municipal de Enfrentamento da Violência contra crianças e adolescentes deve ser discutido de maneira conjunta entre as secretarias e instituições parceiras. “Os indicadores ainda são alarmantes e nos chamam a atenção para ações efetivas neste combate aos abusos. É um trabalho de todos”, afirmou.
A titular da Semed fez referências positivas às pesquisas encabeçadas pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que também tem sido parceira da educação municipal. Ela reassumiu, ainda, o compromisso da sua gestão em prevenir e combater a violência por meio da educação.
Um trabalho de coragem e responsabilidade, assim classificou a secretária municipal de Segurança Comunitária e Cidadania, Mônica Suruagy, em sua fala na solenidade. “Coletamos os trabalhos que as secretarias desenvolvem e agora precisamos aglutinar. Temos a missão de enfrentar essa realidade de abusos e violência. Para tal, é preciso que toda a sociedade esteja envolvida nesse trabalho de prevenção e proteção às crianças”, frisou.
O debate foi mediado pela especialista em desenvolvimento infantil e coordenadora-geral do Projeto Semed/Pnud, Rita Ippolito. Ela pediu mais visibilidade para ações que visam combater a violência contra crianças e adolescentes. Segundo ela, ainda existe uma resistência muito grande em abordar este tema entre familiares e educadores. “O problema acontece, mas ninguém quer ver. Precisamos quebrar essa rede de silêncio e criarmos instrumentos de proteção para esses pequenos”, destacou.
A coordenadora do Pnud salientou a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), promulgado em 1990, que dispõe, em seu artigo 1º, sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. O Estatuto implementou um sistema de justiça e de segurança específico para crianças e adolescentes. Estima-se que o ECA tenha inspirado mais de 15 reformas legislativas, em especial na América Latina.
As palestras foram proferidas por especialistas convidados, que mostraram dados, resultados de pesquisas e propostas para discutir e fomentar a construção de uma rede de atendimento qualificado integrado entre sociedade civil e judiciária, que fortaleça as ações de enfrentamento para esta problemática.
Estiveram presentes o representante do Childhood Brasil, Itamar Gonçalves, a coordenadora de Mobilização em Redes de Educação pela proteção de crianças, do Canal Futura, Cíntia Sarinho, a representante ECPAT e Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, Lídia Rodrigues, a representantedo Unicef Fabiana Gorestein, e a especialistas na área de violência de crianças e adolescente, Maria Gorete Vasconcelos. O evento recebeu membros do conselho tutelar, coordenadores pedagógicos, diretores, professores, lideranças e técnicos das secretarias envolvidas.
Ações da Semed
Com base no Estatuto, o Centro de Atenção Integrada à Criança e ao Adolescente (Caica) da Semed realiza ações de prevenção ao abuso sexual contra crianças e adolescentes nas escolas municipais. O departamento promove formações continuadas para coordenadores pedagógicos e assistentes sociais no intuito de prevenir eventuais violações aos direitos adquiridos.
“O corpo docente das escolas deve estar preparado para identificar eventuais casos de abuso para que eles sejam encaminhados para o conselho tutelar e, desta forma, as medidas cabíveis sejam tomadas”, disse a coordenadora do Caica, Ticyane Bentes.
Com as orientações fornecidas pela Secretaria, as unidades de ensino realizam atividades educativas como o tapete lúdico, jogos e faz uso do ônibus Estação Saber (Biblioteca Volante) para que o tema seja assimilado pelas crianças de maneira divertida. O objetivo é criar um espaço que dê segurança para as crianças, dentro e fora do âmbito escolar.


Thiago Guimarães (estagiário)/ Ascom Semed

Alunos fazem visita ao museu itinerante sobre as olimpíadas



Na última sexta-feira (20), cerca de 80 alunos das escolas Zanelli Caldas e Orlando Araújo fizeram um passeio ao museu itinerante sobre as olimpíadas, na Praça Multieventos, na praia de Pajuçara. De maneira interativa, as crianças conheceram um pouco da história dos jogos olímpicos através de fotos, vídeos e peças que fazem parte da história das Olimpíadas.
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Para Cecília Tenório, técnica da Secretaria Municipal de Educação, esse momento amplia o universo cultural dos alunos. “As olimpíadas estão sendo comentadas em todos os meios de comunicação e aqui é uma oportunidade que eles têm de vivenciar a história dos jogos olímpicos tendo acesso aos mascotes e diversas modalidades que são trabalhadas”, pontua Cecília.

Os alunos puderam ver de perto todo acervo do museu que inclui mais de 100 peças do Comitê Olímpico Internacional (COI), Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê dos Jogos Rio 2016, além de coleções particulares. Os pequenos ainda puderam conhecer mais sobre a história dos jogos através de vídeos e totens interativos.
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De acordo com a professora Adriana Messias, os estudantes ficaram muito contentes em poder conhecer o museu. “Eles estão extremamente felizes em conhecer um pouco da história das olimpíadas” relatou a professora. Carlos Eduardo, aluno de 07 anos da escola Orlando Araújo, diz que gostou de tudo, principalmente das chuteiras.

Erick Nogueira/ Ascom Semed

domingo, 22 de maio de 2016

Ações da Prefeitura reestruturam Educação em Maceió


Reformas de escolas, construções de creches, novos ônibus escolares, merenda saudável e ensino dos níveis infantil e fundamental com cada vez mais qualidade. Esse foi o compromisso que a Prefeitura de Maceió firmou com a Educação, logo no início de 2013, e que já pode ser constatado por moradores de inúmeros bairros da cidade.
Alunos da Escola Municipal Lindolfo Collor.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Segundo o prefeito Rui Palmeira, o Município acredita que esse é melhor investimento para garantir o desenvolvimento da capital. “Quando se trata de valores para a educação, não estamos gastando, estamos investindo. É nossa obrigação oferecer melhorias que incentivem os profissionais a exercerem suas funções e os alunos a estudarem”, afirmou.
Entre as inúmeras escolas que foram ou estão sendo beneficiadas com obras de revitalização, a Escola Municipal Radialista Edécio Lopes, no Pinheiro, recebeu troca de revestimento, reforma de salas, refeitório, cozinha, biblioteca, laboratório de informática e dos banheiros.
Já no Pontal da Barra, a Escola Municipal Silvestre Péricles, que atualmente atende 360 alunos do 1º ao 9º ano e a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), foi contemplada com melhorias em todos os departamentos, da sala de aula ao pátio coberto.
Alunos da Escola Zumbi dos Palmares.
Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
Na Escola Municipal José Carrascosa, tradicional unidade de ensino do Poço e Vale do Reginaldo, os trabalhos foram mais amplos, com serviços nas redes hidráulica e elétrica. Além disso, a escola ganhou novos banheiros, laboratórios de ciência e informática e salas para alunos especiais.
Em todas as unidades, além das obras de estruturações básicas, houve também serviços de iluminação natural e ventilação para atender a orientação do Ministério da Educação (MEC), assim como a implantação de equipamentos de acessibilidade, a exemplo de rampas e corrimões.
“Estamos eliminando o que não era bom e acrescentando outras coisas para dotar as escolas de estruturas extras, a exemplo de laboratórios. Em algumas escolas, inclusive, foi preciso demolir algumas partes para adaptá-las ao nosso planejamento”, disse o gestor.
Creches
Transformando o cenário da educação na capital, o Município viabilizou a construção de novas creches, ampliando a capacidade para o ensino infantil e, sobretudo, atraindo às escolas crianças de até 5 anos.
“Nosso planejamento para a área contava com diversas melhorias, mas essa era uma de nossas prioridades – levar um espaço com atividades para as crianças e, assim, tirá-las do ócio”, comentou.
Atualmente, Centros de Educação Infantil (Cmei), como o Rosane Collor e José Maria de Mello, ambos na parte alta de Maceió, oferecem atividades educativas e desportivas em espaços confortáveis e adequados, graças a intervenções da Prefeitura.
Novos ônibus
Entre as melhorias na área, a aquisição de novos ônibus é destaque. No final de 2015, 23 veículos 0km, equipados com acessibilidade para pessoas com deficiência, chegaram à capital alagoana e se juntaram à frota de 83 ônibus alugados para auxiliar no transporte de aproximadamente 15 mil estudantes.
“Uma entrega importante para melhorar a qualidade do transporte escolar e aumentar o efetivo. Além disso, são ônibus dotados de elevador e espaço para cadeirantes, o que na nossa política é uma obrigação atualmente atentar para a acessibilidade”.
Ensino Integral

Ainda seguindo as ações de reestruturação da rede municipal de ensino, a Escola Municipal de Educação Integral Elizabeth Anne Lyra Lopes de Farias, no Conjunto Luís Pedro III, no Complexo Benedito Bentes, deu início a uma era da educação em Maceió, sendo a primeira da capital a oferecer educação em tempo integral.
Estudantes da Escola Elizabeth Anne Lyra.
Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
“Nela, parte dos alunos, que participarão do Programa Mais Educação, ficará das 8h às 17h, com atividades educativas, desportivas e profissionalizantes, sempre com acompanhamento pedagógico. Além disso, todos terão direito a almoço, lanche e demais refeições do período”, explicou Palmeira.
Durante a solenidade que comemorou essa conquista, o prefeito anunciou o trabalho de implantação em novas escolas. “A gestão está reconstruindo grandes escolas como a Jayme de Altavilla e Haroldo da Costa para implantar esse novo sistema que deve beneficiar milhares de estudantes. Nossa pretensão é adequar essas unidades e implantar o tempo integral já para o próximo ano letivo”, concluiu.
Jonnathan Firmino (estagiário)/ Secom Maceió

sábado, 21 de maio de 2016

Violência contra crianças e adolescentes será debatida dia 23


Evento vai debater Caminhos para a Construção do Plano Municipal
de Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Cidadania (Semsc) com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza, na próxima segunda-feira (23), às 8h, no auditório do Senai, o Encontro Caminhos para a Construção do Plano Municipal de Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes.
A iniciativa, que conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), tem como proposta discutir políticas de implementação de ações efetivas para prevenção e combate aos abusos contra crianças e adolescentes. Os tipos de violações englobam trabalho infantil, negligência, violência doméstica e sexual.
“Sentimos a necessidade de promover este encontro para que criemos ações que tenham resultados imediatos na interrupção do ciclo de abusos. A continuidade deste tipo de violência pode trazer consequências graves para nossas crianças”, considerou Rita Ippolito, especialista em desenvolvimento infantil e coordenadora-geral do Projeto Semed/Pnud.
A secretária de Educação, Ana Dayse Dorea dará as boas vindas aos presentes abrindo o painel de debates. As palestras serão encabeçadas por especialistas convidados, com destaque para o representante do Childhood Brasil, Itamar Gonçalves, e da coordenadora de Mobilização em Redes de Educação pela proteção de crianças, do Canal Futura, Cíntia Sarinho.
O encontro promete discutir e fomentar a construção de uma rede de atendimento qualificado integrado entre sociedade civil e judiciária que fortaleça as ações de enfrentamento para esta problemática. Para tal, serão realizados painéis para intercâmbio de experiências do Plano Municipal de Educação. O encontro é destinado para membros do conselho tutelar, coordenadores pedagógicos, diretores, professores, lideranças e técnicos das secretarias envolvidas e crianças.
Papel da Semed
Há quatro anos, o Centro de Atenção Integrada à Criança e ao Adolescente (Caica) da Semed vem realizando trabalhos de prevenção ao abuso sexual contra crianças e adolescentes nas escolas da rede. O departamento promove formações continuadas para coordenadores pedagógicos e assistentes sociais no intuito de prevenir violações.
“O corpo docente das escolas deve estar preparado para identificar eventuais casos de abuso para que eles sejam encaminhados para o conselho tutelar e, assim as medidas cabíveis sejam tomadas”, considerou a coordenadora do Caica, Ticyane Bentes.
O Caica também fornece orientações pedagógicas baseadas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Com as orientações, as unidades de ensino realizam atividades educativas como o tapete lúdico, jogos e faz uso do ônibus Estação Saber (Biblioteca Volante) para que o tema seja assimilado pelas crianças de maneira divertida. O objetivo é criar um espaço que dê segurança para as crianças, dentro e fora do ambiente escolar.
Serviço:
O quê? Encontro Caminhos para a Construção do Plano Municipal de Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes.
Quando?  Segunda-feira (23), às 8 horasOnde? Auditório do Senai, Poço

Thiago Guimarães (estagiário)/ Ascom Semed

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Escola Frei Damião discute combate ao abuso sexual



Esta quinta-feira (19) foi de muita informação na Escola Municipal Frei Damião. Os alunos participaram de atividades lúdicas, contações de histórias e leituras na Estação Saber – Biblioteca Volante da Secretaria Municipal de Educação (Semed) contra o abuso sexual de crianças e adolescentes. Pais e professores assistiram a uma palestra esclarecedora com a juíza Marina Gurgel sobre o tema.


Para Ticyane Bentes, coordenadora do Centro de Apoio Integrado à Criança e ao Adolescente (Caica), o evento tem o objetivo de informar toda a comunidade. “Com essa ação buscamos prestar esclarecimentos para toda os pais, alunos e professores. Desta forma, caso aconteça uma situação de abuso eles saberão conduzir da maneira correta”, ressalta Bentes.
O pontapé inicial do evento foi dado pela contadora de histórias da Semed, Meire Deise, que fez uma narrativa do livro “Segredo Segredíssimo”. Ele conta a história de Adriana, uma menina triste que tem um segredo, mas que recebe um conselho de sua amiga Alice e sua vida muda para melhor.

O diretor da unidade, Ernande Bezerra Sandes, ressalta que o evento é muito importante para conscientização de todos os envolvidos. “Esse momento é para conscientizar, não só as crianças, mas aos pais e professores também. Crianças e adolescentes precisam ser protegidos contra qualquer tipo de abuso, então é de grande relevância que os pais estejam aqui para que fiquem atentos e possam evitar qualquer isso aconteça”, salienta Ernande.
Em seguida, os alunos apresentaram os trabalhos que desenvolveram durante o período em que a temática foi abordada em sala de aula. Foram cartazes, desenhos, além da apresentação musical das turmas do 5º ano que interpretaram as canções “Faz um Milagre em Mim” e “O Tesourinho”.
Para Cristina Rezende, diretora da Biblioteca da Semed, a importância da ludicidade se dá pela fácil memorização e pelo interesse que gera na criança pelo assunto. “A informação deve ser passada para as crianças através de histórias que incentivem a leitura e o conhecimento sobre um assunto tão delicado”, completa Rezende.
Após as solenidades, os alunos partiram para as atividades no quadro de erros e acertos, tapete lúdico e na pescaria. Todas as ações abordaram a temática contra o abuso sexual contra crianças e adolescentes e são baseadas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
“Nós temos que ser protegidos. Temos direito a brincar, estudar e de ser livre e nossas mães precisam nos proteger, por isso que elas também estão participando desse evento hoje”, conclui a aluna do 4º ano, Layanne do Nascimento.
Isabele Carolina, mãe de Júlio César, aluno do 1º ano, acredita que conscientização deve ser ampliada para todos os que cercam as crianças. “Os alunos precisam saber o que é o abuso sexual para que conversem com os pais em caso de qualquer situação que fuja da normalidade. Isso seja com ele ou com algum amigo”, explica Isabele.
Erick Nogueira – Ascom Semed