quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Aluna da Escola Zumbi dos Palmares é empossada secretária mirim


A secretária mirim Luize Keyla Oliveira, da Escola Municipal Zumbi dos Palmares,
com a secretária Ana Dayse. Foto: Ascom Semed
A estudante Luize Keyla da Silva Oliveira, de 14 anos, do 9º ano da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, foi empossada, simbolicamente, secretária mirim de Educação de Maceió. O ato aconteceu nesta quarta-feira (22), na sede da Prefeitura de Maceió, dentro da programação do Criança no Controle, iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para celebrar a passagem do Dia Mundial do Direito da Criança, cuja data oficial é 20 de novembro.

Foram selecionados 11 alunos das Redes Municipal e Estadual de Educação para participar do evento, representando o prefeito, secretárias e parlamentares. A escolha dos alunos seguiu como critérios o comportamento em sala de aula, boas notas, espírito de liderança e a boa relação com as pessoas.
Luize Keyla Oliveira foi selecionada para representar a secretária Ana Dayse
no evento Crianças no Controle. Fotos: Ascom Semed
A programação teve início às 9h, com a reunião de posse, conduzida pelo prefeito em exercício Marcelo Palmeira. O evento prosseguiu com a distribuição de atribuições entre os alunos. Akysson Hasller, da Escola Estadual Padre Cabral, tomou posse como prefeito de Maceió. Em seguida, foi nomeada a secretária da Educação, Luize Keyla, e demais autoridades mirins. Após a reunião, cada aluno recebeu o certificado de posse e em seguida foram direcionados para realização de atividades com o respectivo gestor representado.
A secretária mirim de Educação acompanhou a titular da Educação de Maceió, Ana Dayse Dorea, nos compromissos oficiais. A primeira agenda foi a participação no Workshop de Geoprocessamento, no Centro Universitário Tiradentes (Unit), que retratou os resultados da análise das escolas municipais. À tarde, após pausa para o almoço, as gestoras participaram de reunião dos coordenadores, onde a aluna pode discutir e conhecer como funciona a Rede Municipal de Educação. Para conhecer o funcionamento prático de uma unidade escolar, a secretária mirim encerrou sua agenda com visita ao Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Sônia Maria Cavalcante. Na oportunidade, conversou com diretores, professores e pequenos alunos.
Luize Keyla acompanhou a secretária Ana Dayse a reunião
com coordenadores da Educação. Fotos: Ascom Semed
Para Ana Dayse, ações como o Criança no Controle ajudam as crianças a formar a cidadania, porque eles se posicionam como atores principais, observam o que é ser um prefeito e um secretário na íntegra. “Hoje é um dia de mostrar a importância da opinião e da autoridade de cada criança. O município fica muito feliz por esse protagonismo infantil. Eles vão passar o dia vendo como é o dia de um parlamentar e como é o dia a dia do Executivo para, quem sabe, despertar novos autores desse processo. Eles estão em formação para isso”, ressaltou a secretária Ana Dayse.
Luize Keyla encerrou sua agenda como secretária mirim
com visita a Centro Municipal de Educação Infantil. Fotos: Ascom Semed
Luize Keyla disse que o projeto tem um grande significado para os alunos da rede, pois dá aos alunos a oportunidade de aprender como é feito o trabalho de pessoas que lutam pela melhoria do ensino. “Estou muito feliz por exercer esse papel, pois ser secretária de Educação é um papel muito importante para nosso município e a Educação é a forma de ter um futuro melhor”, comentou a estudante.
A secretária mirim disse que a função requer responsabilidade
e destacou a importância da Educação. Fotos: Ascom Semed
O especialista em Comunicação do Unicef Bruno Viécili explicou que o projeto tem a finalidade de possibilitar às crianças e adolescentes a conscientização de seus direitos. “Os alunos precisam entender o que é de fato ficar no controle, ver a situação da cidade onde vivem. Esse é o primeiro ano em que vamos comemorar o Dia Mundial do Direito da Criança, então precisamos plantar uma semente no pensamento de cada aluno para que nos próximos anos mais estudantes venham participar desta ação”, explicou.
Stephanie Ferreira (estagiária)/ Ascom Semed

Nenhum comentário: