quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Comunidade escolar participa de eleição para diretores


Diversos segmentos podem escolher os próximos representantes da escola.
Foto: Ascom Semed
Acontece nesta quinta-feira (30), em 11 escolas da rede municipal de ensino, o processo de eleição de diretores e vice-diretores. A comunidade escolar pode votar, durante os turnos matutino, vespertino e noturno, em representantes das chapas inscritas na instituição da qual fazem parte. O mandato dos cargos a serem definidos nesta eleição será de três anos, podendo ser renovados por uma única vez.
Votos são contados por comissão. Foto: Ascom Semed
Podem participar da eleição, que acontece entre 8h e 18h ou 8h e 21h, todos os alunos matriculados na unidade escolar da rede municipal de ensino a partir de 16 anos, excluindo-se os evadidos e os desistentes, todos os integrantes estatutários da carreira do magistério em exercício, os integrantes do corpo de funcionários em atividade, pais, mães ou responsáveis pela matrícula dos alunos matriculados e cadastrados pela Comissão Eleitoral Escolar.

A Escola Municipal Maria José Carrascosa é uma das instituições que estão em processo eleitoral. Telma Duarte, professora de Educação Física do colégio, comenta o quanto é gratificante poder escolher o gestor da instituição que trabalha. “A implantação da gestão democrática foi a melhor coisa que podia ter acontecido para a comunidade escolar. Através dela podemos escolher o gestor que mais nos representa, além de poder acompanhar diariamente o que vem sendo desenvolvido pela direção”, disse.
Eleições decidem os diretores da próxima gestão escolar.
Foto: Ascom Semed
As eleições diretas para direção escolar são feitas há 24 anos na capital alagoana, em gestões de três ou quatro anos, a depender da escola. A vice-presidente da Comissão Eleitoral Central, Ana Deise Omena, destaca a importância desse modelo de escolha, baseado na gestão democrática. “A comunidade tem o poder de decidir se aprova ou não os projetos das chapas, além de poder questionar as decisões tomadas pela gestão. Acreditamos que bom gestor é aquele que é aceito pelo trabalho desenvolvido para a comunidade escolar”, afirma.
Eduardo Araújo (estagiário) | Ascom Semed

Nenhum comentário: