quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Educação participará das atividades da Semana do Bebê

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) irá participar ativamente da 3ª Semana do Bebê, evento realizado pela Prefeitura de Maceió para a promoção de ações voltadas ao fortalecimento do vínculo afetivo, palestras e atividades lúdicas. É o que informa Amparo Torres, técnica da Coordenadoria de Educação Infantil da Semed. Segundo ela, a Secretaria estará presente já a partir da abertura das atividades, no próximo domingo, dia 5, quando haverá contação de histórias na Rua Fechada, na Ponta Verde.

Ainda de acordo com Amparo, os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) terão participação essencial na programação. “Porque terão a oportunidade de criar e incentivar espaços que propiciem a participação das famílias e da comunidade. Durante a Semana do Bebê, entre os dias 5 e 10 de novembro, cada um dos centros de educação fará atividades como pintura facial, palestras, oficina de primeiros socorros, entre outros”, explica.
A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Unicef) e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos, prioridade na agenda dos municípios brasileiros. Em Maceió, o evento tem o objetivo de contribuir para a diminuição do índice de mortalidade infantil, melhoria da qualidade de vida das crianças de 0 a 3 anos; diminuir as situações de exclusão social decorrente da gravidez precoce; informar, sensibilizar e envolver a sociedade em torno da situação da Primeira Infância e conferir visibilidade social às ações pertinentes à questão, em desenvolvimento no município de Maceió entre as diversas secretarias municipais.
No Brasil, a primeira edição do evento aconteceu no Rio Grande do Sul e de lá para cá, passou por diversos municípios brasileiros. Mais de mil edições já foram realizadas. Em Maceió, o evento já faz parte do calendário fixo do município, conforme determina a Lei n° 6990/2017, que regula as atividades.
Delane Barros – Ascom Semed

Nenhum comentário: