terça-feira, 28 de novembro de 2017

Semed discute segurança com comunidade escolar do Benedito Bentes

A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, se reuniu nessa segunda feira (27), na escola Heloisa de Gusmão, com representantes do Ministério Público, Servipa, Secretaria de Segurança Comunitária do Município, Policia Militar, vereadores, pais, comunidade escolar e diretores de escolas do complexo do Benedito Bentes, para discutir e buscar alternativas que previnam a violência nas escolas localizadas nessa região.
Entre as medidas já adotadas para evitar a incidência de violência, algumas delas foram apresentadas e já estão sendo postas em prática. Das 17 escolas presentes que estão localizadas em áreas de risco no bairro, sete delas que são consideradas mais criticas já receberam o encaminhamento da presença de guarda municipal. Essa medida começa a valer a partir desta terça-feira com o retorno das aulas.

As demais unidades terão viaturas do Batalhão Escolar e da Guarda Municipal realizando rondas permanentes na região, linhas telefônicas também serão disponibilizadas para o contato direto dos diretores com as viaturas. Dessa forma, qualquer diretor de escola do Benedito Bentes poderá em casos de algo suspeito ligar para uma das viaturas que estarão mais próximas do entorno da unidade, evitando assim possíveis casos de violência e proporcionando mais segurança aos diretores, servidores e alunos.
Além disso, durante a reunião foi formada uma comissão com representantes de cada órgão competente e diretores para sistematizar medidas que serão incluídas no plano de segurança escolar que está sendo conduzido pelo coronel Ivan Berto, secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social.
Para a secretária de Educação Ana Dayse, o encontro que reuniu órgãos competentes que lida com segurança publica, bem como representantes do Ministério Público e da empresa que presta serviço de vigilância eletrônica para a Semed foi essencial para buscar soluções de segurança para as escolas. “A partir daqui vamos voltar a sentar para traçar um planejamento que proporcione mais segurança às escolas. Entretanto tem coisas que foge à Educação. O problema de violência da nossa cidade é um problema muito grande. A questão da segurança é de responsabilidade do estado, o que não foge ao município cuidar daquilo que lhe diz respeito, como cuidar das escolas e buscar fomas de prevenir”, afirma Ana Dayse.
Ascom Semed/ Janaina Farias

Nenhum comentário: