segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Professores participam de Formação Continuada

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Coordenadoria Geral de Ensino Fundamental, promoveu nesta segunda-feira (13), a Formação Continuada para os Professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal. O encontro teve como tema central “A Formação Interdisciplinar 200 anos de Alagoas: Que sociedade temos, que sociedade queremos”.

A técnica pedagógica da Semed, Dina Maria Vital Ávila, disse se tratar de uma formação interdisciplinar, onde todas as disciplinas do currículo da escola dialogam para ampliar o entendimento da realidade dos alunos da rede.
“Hoje, nesta formação, estamos trazendo a disciplina de Arte com quatro artistas plásticos alagoanos: o pintor José Zumba, que nasceu em Santa Luzia do Norte, no ano de 1920, Pedro Lucena e Lula  Nogueira, de Maceió, e Orlando Santos, de Porto Real do Colégio. Trouxemos  a temática nesses 200 anos de Alagoas e traçando uma linha do tempo. Fizemos uma reflexão que cada disciplina pode levar para os alunos o conhecimento de uma Alagoas que queremos nesses 200 anos”, afirmou Dina.
A técnica pedagógica esclareceu também que a formação atende 14 escolas do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano. “Nesta semana, várias escolas estão realizando a culminância dos projetos de formação de interdisciplinaridade. Cada professor com sua equipe buscou explorar a realidade em torno da sua escola e juntamente com seus alunos agir positivamente nessa realidade”, destacou.
Para a professora Maria José, da Escola Municipal Padre Pinho, o trabalho interdisciplinar estimula o pensamento crítico-reflexivo dos alunos. “A formação continuada contribui muito com o nosso trabalho. É essencial trabalhar um currículo integrado”, disse.
Durante a formação, os professores puderam analisar as pinturas e obras de vários artistas alagoanos, além de produzir seus próprios trabalhos artísticos.
João de Oliveira Filho/ Ascom Semed

Nenhum comentário: