quarta-feira, 9 de março de 2016

Alunos do 1º ao 5º ano recebem novos livros didáticos


Parte dos alunos do 1º ao 5º do ensino fundamental,matriculados na Rede Municipal de Educação, iniciaram o ano letivo 2016 com novos livros didáticos. A renovação do acervo faz parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE que pretende atender cerca de 30 mil alunos da rede nos anos iniciais do ensino fundamental.

Nesta primeira etapa de entrega foram contempladas todas as instituições que iniciaram o ano letivo neste mês de março. Ao longo deste ano, as demais escolas também receberão os novos livros a medida que iniciarem suas atividades. A novidade deste ano são os livros de Geografia e História com conteúdos regionais, além do livro de Arte.

De acordo com o técnico do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Flávio Feijó, a renovação do acervo do livro didático de todas as disciplinas é feita a cada três anos. Ele informa que, neste primeiro momento, estão sendo renovados os livros do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Já os livros dos 6º ao 9º ano serão renovados em 2017. “Os professores do 1º ao 5º ano escolheram os livros no segundo semestre de 2015 para o ano letivo de 2016. Os alunos já iniciarão as aulas com o acervo renovado”, garante.

Feijó considera que a distribuição dos novos livros representa um passo importante para a educação pública: “Os livros são novos e atualizados de acordo com nossa realidade. Será mais um instrumento para colaborar no aprendizado dessa garotada. Este ano, pela primeira vez, os alunos do 4º e 5º ano receberão livros regionais, além do livro de Artes que aguça a criatividade”.
Em janeiro deste ano, cerca de 300 estudantes da escola Gerusa Costa, situada no Jacintinho, receberam os novos materiais, que compreendem livros de Português, Matemática, Ciências, Geografia, História e Artes. A vice-diretora da instituição, Araci Maria Lins, relata a alegria dos alunos ao receber os livros: “Eles adoraram. São bem cuidadosos e ciumentos com os materiais. É um ganho enorme para nossa escola”.
A Semed salienta que a distribuição das publicações para os estudantes, além da elaboração de regras para conservação e devolução dos materiais pelos alunos é de responsabilidade da direção da escola. A escola Gerusa Costa segue à risca as recomendações da secretaria, no intuito de preservar o bem público para as próximas gerações. “No ato do recebimento os pais assinam um termo de responsabilidade. Além disso, os professores realizam um trabalho de conscientização com pais e alunos para orientar acerca da importância de manter o livro bem conservado”, disse a vice-diretora.
Livros velhos
Foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), no final do mês de fevereiro, as disposições que estabelecem alternativas para remanejamento, conservação e devolução dos livros didáticos em desuso que estejam sob a tutela das escolas da rede.
Segundo o departamento responsável, os livros que estão alocados nas unidades escolares passarão por uma avaliação prévia pelo Conselho Escolar. Os livros acumulados nos almoxarifados da Semed também passarão por avaliação, desta vez, pelos técnicos do setor. O objetivo maior é que seja dado o destino mais adequado para cada material.
Os livros que forem considerados como irrecuperáveis serão destinados a cooperativas de reciclagem. No caso dos livros didáticos que se encontrem desatualizados, estes serão doados para alunos da rede e outras instituições para fins de pesquisa.
Ainda de acordo com o departamento, ao final de cada ano letivo a escola deve se desfazer dos livros consumíveis e da mesma forma ao final do triênio com os livros que perdem a validade.
Ascom Semed/ Thiago Guimarães-Estagiário

Nenhum comentário: