quinta-feira, 10 de março de 2016

Diretores e vice-diretores de 14 escolas são empossados




Os novos diretores e vice-diretores de 14 escolas da Rede Municipal de Educação tomaram posse do cargo nesta quinta-feira (10). A cerimônia foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Na ocasião, os alunos da escola Jayme de Altavila fizeram uma apresentação musical e executaram as música “Imagine”, de John Lennon e “Aquarela”, de Toquinho.
A secretária municpal de Educação Ana Dayse falou do compromisso que os novos diretores assumem. “A escola é a ponta do sistema. Aqui na Semed nada terá sucesso se a escola não tiver. A partir de hoje, estes diretores assumem a gestão da Rede Municipal de Educação de Maceió. Nas assinaturas no pacto de gestão e no termo de posse, eles assumem um compromisso com os servidores da escola, com os pais, com a comunidade e, sobretudo, com os alunos”, ressalta a educadora.


Na cerimônia, a diretora eleita da escola Hévia Valéria, Marcilene Gomes, assinou o pacto de gestão que é uma ferramenta para manter a qualidade nos processos gerenciais das escolas. Em seguida, a diretora da escola João XXIII, Célia Maria Tenório, fez a assinatura simbólica do termo de posse.
Marcilene Gomes destacou o momento como gratificante. “Essa ocasião serve para o reconhecimento do trabalho realizado na escola. Nós fazemos o resgate da família e trabalhamos com a comunidade. Quando o aluno chega em nossa escola, ele é recebido na porta. Lá é o aconchego deles”, disse.
Entre as 14 unidades que estão sob nova gestão, as escolas João Sampaio, Graciliano Ramos, Higino Belo, Lenilton Alves, Selma Bandeira e Luiza Suruagy tiveram seus gestores indicados pela Semed por conta da não formação de chapa e da falta de quórum no processo eleitoral. As demais passaram pelo processo eleitoral e tiveram a homologação das indicações publicada no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (10).
A coordenadora do Departamento de Gestão Democrática da Semed, Marta Palmeira, fala que o momento é de agradecimento aos novos diretores. “Pra gente é um momento gratificante. Nós encerramos o ciclo das escolas da Rede que deveriam fazer eleições agora. Um momento de confraternização e de agradecimento aos novos gestores por se disponibilizarem a ocupar um cargo de tamanha responsabilidade”, ressalta Marta.
Na primeira posse dos novos diretores, realizada em janeiro, 86 gestores foram empossados. Essa segunda etapa se fez necessária por problemas na prestação de contas das escolas, falta de candidatos e chapas, além da não participação de candidatos no curso de gestão oferecido pela Semed. A partir desta segunda-feira (14), os novos diretores já participam de uma formação onde poderão entender a dinâmica de funcionamento da Secretaria.
Erick Nogueira (estagiário) /Ascom Seme

Nenhum comentário: