sexta-feira, 25 de março de 2016

Estudantes participam de Olimpíada Internacional de Raciocínio



Conciliar os estudos com diversão é um desafio para os educadores. Imagine, então, exercitar a competitividade, o trabalho em equipe e o controle emocional de forma descontraída enquanto é desenvolvido o raciocínio lógico. É com essa premissa que Maceió participará da VIII Olimpíada de Jogos de Raciocínio com estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Lindolfo Collor e Silvestre Péricles. O torneio é composto por quatro fases, online e presencial, realizado inteiramente com jogos educativos.
Os alunos começam logo nas duas primeiras fases do torneio jogando entre si de maneira 100% digital e interativa. No “Esquenta” os estudantes têm acesso ao portal de jogos de raciocínio para praticarem 24 horas por dia com alunos de todo o Brasil e do mundo, iniciando a jornada com muito raciocínio lógico e diversão. Na 2ª fase, a etapa é classificatória. Com a participação de mais de 280 equipes de todo o Brasil, ela selecionará as 23 melhores equipes para a Fase Nacional, presencial, em São Paulo.
Ao final da participação na capital paulista, a última fase do torneio acontecerá em Halkidhiki, na Grécia, onde apenas uma equipe representará o Brasil. A disputa será com estudantes de outros países, como Itália, Turquia, Romênia, Austrália, entre outros. Assim, quem chegar à Final Internacional irá acumular uma experiência para toda a vida, conhecendo novos lugares, novas culturas, novas pessoas e, o mais importante: aprendendo a respeitar as diferenças e comprovando que com esforço e dedicação é possível conquistar grandes feitos.
Muito além da vitória, do prêmio, do reconhecimento e até mesmo do estímulo ao estudo, as Olimpíadas de Jogos de Raciocínio preparam os jovens para os desafios externos ao universo escolar por meio do exercício que desenvolvem habilidades socioemocionais, cognitivas e éticas.
Para Sandra Garcia, Diretora Pedagógica da Mind Lab, o torneio prova que é válido envolver a diversão durante o ensino. “A preparação com os jogos, as viagens e a premiação fazem com que os jovens associem o esforço com momentos prazerosos” diz. “Esperamos que durante esse processo, os estudantes de Maceió coloquem em prática o aprendizado das habilidades socioemocionais”, completa.
De acordo com a técnica do ensino fundamental da Semed, Cláudia Gaspar, para participar da Olimpíada Internacional de Raciocínio os alunos devem passar por toda uma preparação e treino, já inicio de abril, quando deve iniciar a primeira fase da competição. “Esse é o primeiro ano que os alunos da rede participam. As escolas foram escolhidas pela experiência, mas levando em conta, principalmente, o desempenho dos alunos no dia a dia das aulas, bem como a participação dos professores no programa e um espaço com infraestrutura necessária para a participação”, disse Cláudia.
De cada escola, participarão oito alunos. A preparação dos estudantes será feita com o acompanhamento de uma coordenadora do programa MentesInovadoras da MindLab, que atua em 41 escolas da rede municipal. Os estudantes terão quatro encontros onde receberão orientações sobre os jogos online, tirarão dúvidas e se familiarizarão com novas estratégias, para então participar e competir.
 Programação
Segunda fase classificatória – 28 março a 08 de abril
Fase Nacional – 14 de maio
Fase Internacional – 12 a 15 de junho

Assessoria da Semed com a Mind Lab

Nenhum comentário: