Foto: Amanda Bezerra |
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) dedicou a manhã desta terça-feira (22) para a construção do calendário escolar das unidades que iniciarão o ano letivo em abril e para as demais que estão em calendário especial. Neste primeiro momento, 55 escolas foram representadas por seus gestores para a formação conduzida pelo Departamento de Normas e Legislação.
A reunião iniciou com a apresentação e discussão sobre a Portaria nº 018, de 18 de fevereiro de 2016, que dispõe sobre a Organização do Calendário Escolar para o ano letivo de 2016 na Rede Municipal de Ensino de Maceió. Os gestores puderam tirar suas dúvidas sobre a estrutura do calendário, período das semanas pedagógicas e de avaliações, entre outras orientações.
Em seguida, os gestores se reuniram – de acordo com a região administrativa -, para a efetiva construção de seus calendários. Adélia Cristina Araújo, diretora do Departamento de Normas e Legislação, explica a importância dessa reunião. “A partir dessa formação, possibilitaremos a centralização e unificação dos calendários das escolas presentes, além destas, outras 55 unidades estarão aqui amanhã para realizarmos esta mesma ação. As escolas que iniciaram o ano letivo em março, também já realizaram este encontro para obter as orientações de como proceder na construção do calendário”, afirmou.
Após a elaboração, o calendário será levado à unidade para ajustes e discussão com os professores. Em seguida, o calendário será submetido a uma avaliação no Conselho Escolar e, após aprovação, será enviado à Semed para que o Departamento de Normas e Legislação analise se está tudo de acordo com o disposto na portaria nº 018. Ao ser validado, o documento será publicado para a comunidade escolar.
Início do ano letivo
Na primeira quinzena de março, cerca de 30 escolas da rede municipal começaram o ano letivo de 2016. Outras 95 escolas têm previsão de retomar suas atividades em 4 abril, e apenas oito que estão em calendário especial devido a reformas e recomeçarão as atividades no mês de maio.
Amanda Bezerra (estagiária) / Ascom Semed
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