A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Departamento de Educação Especial, deu início nesta sexta-feira (18) ao calendário de Formação Continuada para Professores e Auxiliares de sala que atuam em salas de recursos para Educação Especial.
Formação de professores. Foto: Amanda Bezerra / Ascom Semed |
O início da manhã foi marcado pela descontração das dinâmicas de grupo que tinham o objetivo de despertar nos presentes a coragem para enfrentar os desafios em suas vidas e em suas profissões. Posteriormente, os auxiliares e professores iniciaram a análise de relatórios feitos por eles no ano anterior. O propósito era apresentar possíveis soluções para os casos apresentados.
A professora de Sala de Recursos da Escola Municipal Rui Palmeira, Edneide Menezes, destacou os benefícios de participar do curso. “Essa Formação nos auxilia no desenvolvimento das atividades na sala de aula. Aqui temos a oportunidade de trocar experiências, tirar dúvidas e melhorar, cada vez mais, o atendimento às crianças”.
A técnica do Departamento de Educação Especial, Daniella Lins, ressalta que os professores e auxiliares das Salas de Recursos são os profissionais que encabeçam a inclusão dentro da escola, por isso a importância do comparecimento à Formação Continuada. “Este é um momento de estudo para melhoria do atendimento ao aluno especial. Entre outras atividades, nós fazemos a análise de estudos de caso e de relatórios feitos pelos próprios profissionais, a partir disso propomos novas soluções de acordo com o Caderno de Orientações e com as resoluções”, afirma Daniella.
Caderno de Orientações da Educação Especial
O Caderno de Orientações Curriculares foi lançado em 15 de fevereiro. Ele pretende traçar orientações pedagógicas, baseadas nas experiências dos profissionais e técnicos da Semed para proporcionar aos professores da sala de recursos melhor preparo no atendimento de crianças com algum tipo de deficiência.
“A partir dos relatos dos professores e técnicos da Semed, das orientações do Ministério da Educação (Mec), das legislações existentes sobre o assunto, da consultoria com pesquisadores e especialistas da área, além do assessoramento do Pnud, que desenvolvemos o Caderno para orientar as escolas, professores e sociedade a respeito da educação especial”, explicou a diretora do Departamento de Educação Especial da Semed, Neusa de Almeida.
Atendimento Educacional Especializado
Atualmente a rede conta com o apoio de 83 professores especialistas em psicopedagogia ou educação especial e 143 auxiliares, além de 5 intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), que atendem mais de dois mil alunos especiais em 135 escolas da rede de ensino municipal de Maceió. Destas escolas, 73 possuem a Sala de Recursos Multifuncionais Especializada para Atendimento Educacional, que auxiliam os alunos com deficiência no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem no contra-turno escolar. A Semed conta ainda com o apoio de instituições filantrópicas que, através de convênio, atendem alunos da educação especial da rede municipal.
Amanda Bezerra (estagiária)/ Ascom Semed
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