quarta-feira, 16 de março de 2016

Prefeitura e Instituto C&A repactuam Projeto ParaláPracá



Iniciado em março de 2013, o Projeto ParaláPracá, um convênio de cooperação técnica entre a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e o Instituto C&A foi repactuado. Conforme acordado em reunião nesta terça-feira (15), a partir de agora, o ParaláPraca vai participar da gestão das escolas de educação infantil, acompanhando de perto o que foi passado aos professores nos últimos três anos.
Secretaria de educação renova pacto com o projeto Paralapracá
que prioriza a educação infantil.    Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Para o prefeito Rui Palmeira, esse novo momento vai garantir a melhoria da educação em Maceió. “Fomos buscar essa cooperação técnica em 2013. Entendemos, naquele momento, a mudança de rumo que precisávamos ao pensar na parte pedagógica, na capacitação dos professores. Podemos nos orgulhar de sermos um dos poucos municípios no Brasil que trabalha com essa parceria na educação infantil. A partir de agora, a C&A muda um pouco o foco, vai para a gestão dessas escolas, que também é uma questão que temos que focar, pois melhorando a qualidade administrativa dessas unidades, vamos melhorar a educação no nosso município”, disse o gestor.
Segundo a gerente de Educação, Arte e Cultura do Instituto C&A, Patrícia Lacerda, após três anos, um ciclo se fechou permitindo um novo formato para o projeto. “Vamos trabalhar para que o que foi feito até aqui não seja descontinuado. Queremos garantir sua sustentabilidade. Essa é a direção. Temos, desde o início, um processo de avaliação com a MOVE, que é uma empresa especializada. A cada relatório que recebemos voltamos aos municípios para descobrir os caminhos que serão priorizados no próximo período. Por isso realizamos a repactuação do projeto em Maceió”, disse.
O Paralapracá nasceu com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças que frequentam instituições de educação infantil. Atualmente, ele atende cerca de 8 mil crianças de zero a cinco anos, divididas em 55 escolas que oferecem educação infantil em Maceió. A previsão é que esse número aumente com o surgimento de novas creches.
“O Instituto está mudando seu foco para a gestão do projeto. Hoje prestamos contas ao prefeito Rui Palmeira do que foram esses três anos, apresentando como será iniciado esse novo processo. Nós tivemos um grande êxito, o que nos ajudou a construir as orientações curriculares de educação infantil para Maceió. Sem dúvida, é um coroamento da atual gestão, ao deixar para a capital alagoana uma política de educação construída, e neste caso, hoje, da educação infantil, que é a base de tudo. Esse projeto é referendado pelo MEC (Ministério da Educação), então acho que estamos no caminho certo, cuidando das nossas crianças, que aprendem brincando”, ressaltou a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea.
Projeto ParaláPracá
Em 2013, o Instituto C&A abriu o edital para os municípios que possuem lojas C&A inscreverem seus projetos. Prontamente, a equipe técnica da Semed elaborou uma proposta, manifestando o interesse em estabelecer a parceria com o Instituto. Após uma minuciosa análise dos cerca de 70 projetos inscritos, a capital alagoana foi um dos municípios selecionados para receber a capacitação.
O projeto tem duas linhas básicas de atuação, uma delas foi trabalhar na formação continuada de professores, técnicos e auxiliares de sala, a outra consistia na distribuição de materiais para ampliar o aprendizado dos pequenos. A cada três meses, os educadores da Semed são convocados para encontros locais e regionais para a realização da formação com especialistas de cada área específica. O primeiro destes encontros aconteceu ainda em 2013, na cidade de Reggio Emília, na Itália.
No período de implantação do Paralápracá em Maceió, os professores receberam gratuitamente um kit do educador. Trata-se de uma mala personalizada contendo 12 livros técnicos, pasta de registro, entre outros elementos de trabalho, que dão condições de estudo e preparação teórica para os educadores. Pensando nos alunos, o Instituto os presenteou com um baú recheado de surpresas entre bonecos de fantoches, tintas, cartolina e livros de história, entre outros itens.
Secom Maceió

Nenhum comentário: