Além das ações emergenciais de limpeza que serão realizadas nas escolas, a Semed firmou parceria com a Superintendência de Limpeza Urbana (Slum), que iniciará serviços de capinagem e recolhimento de entulhos nas dependências da Secretaria. O programa conta ainda com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) e outras instituições.
De acordo com Virgínia Ferreira, coordenadora do Departamento de Programas Especiais da Semed e presidente da comissão, a participação de todos é essencial para vencer essa batalha. “O bom trabalho deve começar dentro de casa. Por isso, nós da Semed contamos com a colaboração dos servidores e diretores. A Semed vai se transformar em um verdadeiro exército para enfrentar o mosquito”, frisou.
Dia D
Na próxima sexta-feira (04), às 8h30, será realizada, no auditório da Procuradoria Geral do Município (PGM), uma mobilização de enfrentamento ao Aedes aegypti. A convocação faz parte do calendário nacional do Programa Zika Zero, idealizado pelo Ministério da Educação e incorporado pelo Escola Alerta da Semed, que objetiva mobilizar a comunidade escolar para o combate ao Aedes.
Representantes de todos os setores da Semed, coordenadores pedagógicos, professores formadores e diretores estarão presentes na formação que objetiva traçar estratégias de enfrentamento ao mosquito nas escolas. Por meio de debates e palestras, serão repassadas orientações acerca dos sintomas dos vírus, além de estratégias de controle e combate aos focos do mosquito.
Neste momento, diretores e coordenadores de 34 escolas que iniciaram o ano letivo de 2016 nesta semana passarão pela formação. As demais escolas da Rede também integrarão o programa a partir do início do ano letivo, no dia 04 de abril. No entanto, as ações continuarão ao longo de todo o ano. O objetivo da campanha Escola Alerta – Zika Zero é mobilizar toda a população através de ações educativas e efetivas para vencer a guerra contra o mosquito.
Thiago Guimarães (estagiário)/ Ascom Semed
Nenhum comentário:
Postar um comentário