sexta-feira, 4 de março de 2016

Escola Alerta: Zika Zero realiza formação com educadores



Zika Zero – Programa Escola Alerta
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Nesta sexta-feira (04), diretores, coordenadores escolares e representantes dos setores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) compareceram no auditório da Procuradoria Geral do Município (PGM) para mais uma das ações realizadas pelo Escola Alerta: Zika Zero. A ação faz parte mobilização nacional do Ministério da Educação (MEC) contra o mosquito Aedes aegypti e ao vírus Zika.


Aproximadamente 150 educadores participaram da mesa redonda, que discutiu o enfrentamento ao mosquito e a promoção da saúde com representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e da Coordenadoria de Promoção e Educação em Saúde (Copes), além da Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum) e da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma).

Zika Zero – Programa Escola Alerta
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Para Virgínia Ferreira, presidente da Comissão de Combate ao Mosquito Aedes aegypti, o trabalho de conscientização não pode ser feito só nas escolas. “O trabalho deve ser iniciado em casa. Nós somos formadores e mobilizamos a escola para que as ações aconteçam”, afirma Ferreira.
A programação contou com a palestra do Dr. Celso Tavares, médico infectologista, que falou sobre a origem do mosquito, as doenças que ele causa e de como a população pode agir para combatê-lo. “Nada mais correto do que realizar este tipo de evento. Nós temos que privilegiar a educação. Se nossos diretores e professores estiverem preparados, certamente, essa será a condição para nós sairmos dessa crise”, ressalta Celso.
Virgínia Miller – Coordenadora de Educão Ambiental da Semed
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Virgínia Miller apresentou o Escola Alerta: Zika Zero aos diretores, coordenadores e servidores que estavam no auditório. Christianne Rodrigues, técnica de educação ambiental, apresentou o modelo do plano de ação que as escolas e os departamentos da Secretaria devem desenvolver.
Segundo Micheline Calheiros, servidora da Semed, a importância de momentos como este se dá pelo esclarecimento e pelas informações que são passados. “Nós servidores estamos muito engajados e comprometido no trabalho de conscientização das pessoas que estão ao nosso redor. É muito bom ver as secretarias se reunindo para combater e conscientizar nossos alunos e toda comunidade em volta da escola”, conclui Micheline.
Erick Nogueira / Ascom Semed

Nenhum comentário: