Os servidores da Escola Municipal Denisson Menezes participarão, na próxima terça-feira (29), de um curso com a equipe do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Diversidade Étnico-Racial (Neder) da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A formação tem como objetivo disseminar as culturas africana e indígena entre os alunos para que estes sejam instrumentos de valorização da história e cultura desses povos.
Foto: Mauro Fabiani |
Na oportunidade, será apresentado o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana que discute a Lei nº 10.639/2003, responsável pela alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A lei tornou obrigatório o ensino de história e culturas afro-brasileiras nos estabelecimentos de ensino, permitindo a preservação de sua cultura, seus valores e, principalmente, o direito de contar sua verdadeira história.
Atualmente, 64 escolas da rede trabalham a Diversidade Étnico-Racial em seus currículos. A alteração tem rendido bons frutos, como explica Cristina Lima, técnica do Neder, na Semed. “Ao longo do nosso trabalho de formação com os professores e, o consequente trabalho destes com seus alunos, percebemos que as escolas que trabalham a Diversidade Étnico-Racial em seus currículos têm um melhor rendimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Isso acontece porque a diversidade faz parte da nossa cultura e quando ela é trabalhada e respeitada, a autoestima e desempenho dos alunos melhoram consideravelmente”, explica Cristina.
No encontro também será avaliada a atual situação do negro no país e nas escolas, através de debates e exposições de materiais. Também será discutida a inclusão de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica e das várias possibilidades para a inserção da diversidade cultural e da equidade social no cotidiano da escola e da sala de aula.
Amanda Bezerra (estagiária) / Ascom Semed
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