quarta-feira, 23 de março de 2016

Coordenadores recebem orientações para a semana pedagógica




Foto : Mauro Fabiani

Faltando poucos dias para o início do ano letivo 2016 em parte das escolas da rede municipal de ensino, cerca de 80 coordenadores pedagógicos receberam orientações de como realizar a semana pedagógica nas unidades escolares. O encontro aconteceu nesta terça (22) e quarta-feira (23), no auditório de formação Paulo Freire, na Semed.

As orientações foram voltadas para momentos de reflexões e planejamento de ações pedagógicas com a intenção de estabelecer padrões básicos de aprendizagem e ensino tendo como documento norteador as diretrizes curriculares do ensino fundamental.
De acordo com uma das responsáveis pela formação, Isabel Araújo, o objetivo da semana pedagógica é construir um planejamento das ações, bem como um plano de ensino organizado que prioriza a qualidade da aprendizagem para o ano todo.
“O propósito é orientar os coordenadores para que eles se organizem na escola e façam a semana pedagógica de forma coletiva junto aos professores. Eles terão quatro dias para realizar o planejamento escolar e desenvolver, a partir daí, o plano de ensino”, explica, Isabel.
A semana pedagógica está prevista para acontecer nos dias 31/03, 01, 04 e 05 de abril, nas escolas. Os professores devem seguir a orientação sugerida pela Semed, que inclui demandas como sistemática de avaliação da rede, proposta pedagógica, projeto político pedagógico, planejamento do ano letivo, além de projetos como palavras cantadas e cidade alerta que desenvolve ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.
Até 20 dias após a realização da semana pedagógica as escolas devem enviar o relatório ao departamento de Ensino Fundamental.

Janaina Farias | Ascom Semed

Nenhum comentário: