Quando o assunto são normas educacionais, os desafios dos diretores começam desde o primeiro momento em que eles assumem a Direção de uma unidade escolar. Com essa preocupação, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) está elaborando o Guia de Gestão Escolar, que será lançado no mês de maio para todos os diretores e vice-diretores das escolas municipais.
O documento está sendo elaborado sob orientação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), fruto da cooperação técnica estabelecida entre o Ministério da Educação (MEC) e a Prefeitura de Maceió, com o apoio técnico dos servidores da Semed.
Segundo a coordenadora local do projeto, Paola Barbieri, o Guia é uma ferramenta que fortalecerá a prática da gestão democrática na Rede. “Com o guia teremos informações práticas também do ponto de vista da sua aplicabilidade”, garantiu a coordenadora.
Para a técnica do Pnud, Leila Moreira Alves, o Guia é um instrumento prático de consulta sobre aspectos prioritários de gestão escolar. “A construção do Guia é coletiva. Estamos ouvindo gestores escolares e analisando os formulários preenchidos com informações dos setores da Semed”, disse a técnica, esclarecendo que as informações estão sendo formatadas como resposta sobre as dificuldades encontradas pelos gestores.
“Nosso objetivo é traçar um Guia completo que auxilie o diretor nas suas atribuições e facilite todo o processo na gestão escolar”, reforçou, Leila Moreira.
Para a técnica e diretora do departamento de Gestão Democrática da semed, Marta Palmeira, o guia trará todo o embasamento legal e a organização da sede administrativa da Semed, permitindo ao diretor ter conhecimento sobre questões das áreas pedagógicas, administrativas e financeira da Secretaria. “Apesar dos diretores terem passado pela formação em Gestão Escolar, que foi um pré-requisito para o processo de eleição, se faz necessário apoiar com mais informações, de forma didática, através do guia para auxiliar os diretores e vice-diretores no seu trabalho cotidiano”, disse.
O Guia também trará exemplos de boas práticas de gestão e experiências positivas, abordando a capacidade do diretor em integrar as áreas de atuação, medidas nas avaliações externas através das metas de aprendizagem e habilidades de diretores em criar clima positivo de trabalho na escola.
João de Oliveira (estagiário) / Ascom Semed
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