quarta-feira, 7 de junho de 2017

Conselheiros escolares participam de formação na Escola de Governo


Membros do Conselho Escolar participaram, nesta quarta-feira (07), no auditório da Escola Municipal de Governo e Gestão Pública (Emgesp), do I Encontro Formativo do ano. A intenção dos técnicos formadores é fortalecer o vínculo entre os conselheiros e suas funções na escola para que tenham conhecimento de seus direitos e deveres, além de estimular a prática de consultar o Estatuto do Conselho Escolar.
A técnica formadora da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Luziete Leonardo de Lima, explica que a missão do conselho é ajudar nos processos administrativos pedagógicos, financeiros e relacionais da escola. “A participação de todos é fundamental para que alcancemos bons resultados. Se trabalhamos coletivamente a escola tem maiores possibilidades de ter um melhor desempenho. Estamos todos unidos pelo mesmo objetivo”, afirmou.
A temática do encontro abordou a legislação vigente e histórico da gestão democrática no processo de eleição para diretores e conselheiros escolares. O ciclo formativo se estende até a próxima sexta-feira, dividido nos turnos manhã e tarde. Para contemplar todas as escolas da rede, foram convidados dois representantes de cada unidade escolar, sendo um da diretoria e outro do conselho fiscal. Outros encontros estão programados no decorrer do ano.
O Conselho Escolar
Para as escolas de ensino fundamental cada conselho é composto por 16 membros, sendo quatro por segmento: professor; funcionário, aluno e pai de aluno. No caso das unidades de ensino fundamental que não possuem alunos maiores de 18 anos a representação desses é substituída pelos pais.
Os Centros de Educação Infantil (Cmei) possuem 12 membros, sendo três funcionários, três professores e seis pais. O diretor da escola é membro nato. Já os demais são escolhidos por pessoas do mesmo segmento, através de assembleias.
Thiago Guimarães (estagiário)/ Ascom Semed

Nenhum comentário: