quarta-feira, 21 de junho de 2017

Encontro de Formação discute desafios da aprendizagem


Para fechar o ciclo do III Encontro de Formação Continuada com professores e gestores escolares da Rede Municipal de Educação, o formador Júlio Furtado ministrou palestra, na tarde e noite desta quarta (21), no auditório da Escola Municipal de Governo e Gestão Pública (Emgesp).

III Encontro de Formação Continuada.
Foto: Amanda Bezerra (Ascom Semed)
O desafio de promover a aprendizagem significativa em sala de aula foi o tema da formação apresentada aos professores dos 9° anos. Na ocasião, foram abordados alguns assuntos como a relação do professor com o aluno no ambiente de aprendizagem e as formas de apresentação do conteúdo em um contexto de descoberta.

“Diversificar a forma e os métodos de passar o conteúdo motiva a aprendizagem. Novidade e variedade ativam o sistema de recompensa do cérebro, isso aguça o cérebro do aluno a aprender de verdade. Lançar desafios em sala, por exemplo, faz com que a criatividade do aluno floresça pensando nas hipóteses que podem levar à resolução da questão”, disse Furtado.

III Encontro de Formação Continuada.
Foto: Amanda Bezerra (Ascom Semed)

O formador da Rede e professor de Matemática Romário Mendes, destacou a importância da formação. “Além de abordar as relações interpessoais, o professor Júlio, com toda sua experiência, traz sugestões metodológicas que ajudam no trabalho que os professores realizam em sala de aula. É um complemento bem enriquecedor daquele trabalho que já realizamos nas formações”, afirmou.

Angela Lima, professora de Língua Portuguesa da Escola Municipal Hévia Valéria, também aprovou a formação. “Esse momento é muito significativo, pois ele nos dá bastante dicas de como aprimorar nossa prática em sala de aula”, relatou.

Amanda Bezerra (estagiária)/ Ascom Semed


Nenhum comentário: