terça-feira, 27 de junho de 2017

Educação participa de discussão sobre a Síndrome Congênita do Zika


Em audiência pública realizada nesta segunda (26), no auditório da Casa da Indústria, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) participou das discussões sobre as políticas públicas de atendimento às crianças com a Síndrome Congênita do Vírus Zika.
A audiência contou com a participação de várias autoridades estaduais e municipais, além de mães e seus filhos acometido com a Síndrome Congênita do Vírus Zika, que é o conjunto de sintomas provocados pelo vírus, entre eles a microcefalia, transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti ainda no período de gestação.
Na oportunidade foram apresentados os dados sobre o vírus e a síndrome no estado, em especial no município de Maceió, visto que a capital acaba recebendo a maioria dos casos. Foi aprovada uma carta compromisso para que os gestores possam assinar, se comprometendo a criar, incentivar e viabilizar políticas e ações de apoio às crianças portadoras da síndrome e seus familiares.
“Na audiência constatamos um número significativo de crianças que ainda não estão matriculadas em unidades educacionais. Então esses nomes serão encaminhados à Semed, que deverá realizar a matrícula dessas crianças nos Centro Municipais de Educação Infantil (CMEIs), garantindo a elas o direito a uma educação de qualidade, como qualquer criança tem”, declarou a coordenadora de Educação Especial da Semed, Ubiratânia Soares.
Foco na Prevenção
Além de atuar na formação de educadores especializados em acolher alunos da educação especial, que atendem, entre outros, os alunos portadores da Síndrome Congênita do Vírus Zika, a Semed também trabalha a prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. Por meio do Programa Escola Alerta, a Secretaria realiza um programa de visitas às escolas onde são desenvolvidas atividades lúdicas e educacionais de conscientização no combate do mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya.
Amanda Bezerra (estagiária) / Ascom Semed

Nenhum comentário: