quarta-feira, 21 de junho de 2017

Semed apresenta projeto piloto de Autoavaliação de Escola



Com o objetivo de inserir a prática da autoavaliação institucional nas escolas da rede municipal de Maceió foi apresentado nesta quarta-feira (21), durante um encontro com diretores e coordenadores, na Universidade Tiradentes (Unit), o projeto piloto “AutoAvaliação de Escola: Avaliar para Intervir e Melhorar”.

A iniciativa conta com a parceira do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), que fará o acompanhamento junto com o setor de Avaliação Escolar para que a escolas possam desenvolver mecanismos facilitadores de processos de melhorias em todos os aspectos. A proposta foi apresentada inicialmente para nove escolas. Dessas, duas participarão ativamente do projeto. Ao final da experiência haverá uma socialização para as demais unidades rede.
O primeiro encontro foi definido pela coordenadora do setor de Avaliação Escolar, Patrícia Calheiros, como um momento de sensibilização das escolas pré-selecionadas. “Existem critérios pré-definidos para que aconteça a seleção e um deles, e mais importante, é a escola querer adotar o projeto. Por isso, hoje, realizamos o seminário para que as escolas presentes visualizem a proposta e como ela vai funcionar nesse primeiro ano de implantação”, explica.
Patrícia explica que o projeto de AutoAvaliação Escolar não é algo pronto. “Temos uma metodologia proposta para o projeto piloto, mas quem vai construir o projeto de autoavaliação é a escola. Será ela quem vai identificar seus pontos fortes e seus pontos fracos, a escola é quem vai dentro do seu cotidiano ter um olhar diferenciado”, afirma.
A coordenadora geral do Pnud, Rita Ipollito, afirma que a escola é um lugar de construção de conhecimento e avaliar faz parte desse processo. “Somente por meio de um processo de avaliação e autoavaliação escolar, com a participação de todos agentes envolvidos, é possível mudar rumos, por exemplo”, disse a gestora.
O projeto prevê ainda que a partir da autoavaliação a escola identifique seus pontos fortes, os problemas, as ameças, bem como as oportunidades para então traçar suas metas e planos. O “AutoAvaliação de Escola: Avaliar para Intervir e Melhorar” conta com o acompanhamento da Universidade Federal de Alagoas e da Universidade do Porto.
Ascom Semed/ Janaina Farias

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