terça-feira, 20 de junho de 2017

Nova estrutura garante qualidade do ensino em escola municipal


Escola Maria José Carascosa
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
Salas amplas e arejadas, biblioteca, refeitório, quadra coberta, banheiro com acessibilidade e piso tátil, essas são algumas das novidades encontradas na Escola Municipal Maria José Carrascosa, no Vale do Reginaldo, após a primeira grande reforma em 2016.

Essa nova estrutura reforça o comprometimento que a escola possui com o ensino de qualidade. Por isso, dois projetos estão andamento, o Acelera – do Instituto Ayrton Senna –que trabalha com as crianças já alfabetizadas, e o Se ligacom crianças não alfabetizadas. Os dois projetos trabalham com crianças que estão fora da sala de aula correspondente a sua faixa etária e procura desenvolvê-los de acordo com as suas especificações e devolvê-los às turmas corretas.
A comunidade escolar avalia de forma positiva os projetos acadêmicos desenvolvidos pela escola, o que contribui bastante para o desenvolvimento do alunado, segundo a coordenadora pedagógica, Neide Costa.
“Desenvolvemos trabalhos na biblioteca, sala de informática, laboratório de ciências e até na quadra de esporte. Tudo isso é motivador. Estou aqui desde 2006, entrei como professora e hoje sou coordenadora, lembrar como era antes, caindo aos pedaços, e ver tudo o que temos hoje, é muito incentivador ter uma nova estrutura para trabalhar”, frisou.
Desde sua inauguração em 2004, a unidade acadêmica não tinha passado por nenhuma reestruturação. Hoje, possui capacidade para receber 1.200 alunos, nos períodos matutino e vespertino, com o projeto de se tornar uma escola em tempo integral em breve.
Atualmente o corpo discente conta com 360 alunos, sendo 26 portadores de necessidades especiais, que são acompanhados por cuidadores, cedidos pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), de acordo com a necessidade de cada aluno. A diretora, Mariluce dos Santos,  conta que a nova estrutura permite dar um conforto maior para estes alunos.
“A escola já acolhia alunos com necessidades especiais antes, mas agora, com a nova estrutura, eles podem usufruir melhor de todos os espaços, o que colabora em muito no desempenho escolar, no crescimento cognitivo e pessoal”, frisou a diretora.
A unidade acadêmica está se preparando para começar a trabalhar com alunos no horário noturno e desenvolver o projeto Mais Educação, que irá transformar a Maria José Carrascosa em escola de tempo integral.
Cayo Borges / Secom Maceió

Nenhum comentário: